Desembargador Cooper abre encontro de servidores da saúde da 15ª

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Teve início, na manhã desta quinta-feira, 20/3, o Encontro dos Servidores da Saúde do TRT-15, que reúne no auditório da sede administrativa, em Campinas, cerca de 40 servidores que compõem a Secretaria de Saúde do Regional, incluindo os dos quatro postos de Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Na abertura do evento, o presidente do Regional, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, destacou que a saúde dos servidores e magistrados da 15ª é "algo muito precioso e importante", apesar de não esconder que "enfrentamos problemas decorrentes de um trabalho estressante e que deteriora a saúde". Cooper escolheu ao acaso um dos servidores presentes para expressar suas expectativas sobre o encontro.

O escolhido foi o médico Edoardo Martino Rebec, do posto de saúde de Bauru. Ele afirmou que é surpreendente no TRT-15 a quantidade de servidores que se utilizam de ansiolíticos e antidepressivos. Edoardo não soube dizer o que, exatamente, tem contribuído para o crescimento desse quadro, mas acredita que o ambiente e o ritmo do trabalho podem estar na raiz do problema.

Retomando a palavra, o presidente Cooper afirmou que o problema da saúde entre servidores e magistrados da 15ª, infelizmente, não conta com nenhuma "solução mágica", até porque, muitos dos problemas de saúde que acometem os trabalhadores têm explicação no próprio desgaste corporal. Cooper destacou os casos de problema de coluna que acometem alguns juízes, como ele mesmo, que se submeteu, há cerca de um mês, a uma cirurgia relacionada a hérnia de disco, e salientou a importância da "ergonomia do trabalho" como algo a ser estudado.

Outro aspecto abordado pelo presidente Cooper sobre os problemas de saúde diz respeito à informatização do nosso trabalho que, cada vez mais, ganha um ritmo acelerado. Segundo ele, o foco da mudança não está no bem-estar do servidor nem do juiz, mas no do jurisdicionado, que espera da Justiça um atendimento cada mais eficiente e eficaz. Cooper lembrou ainda que o volume de trabalho tende só a aumentar, e destacou que 51% de toda a movimentação processual do País se encontra apenas no estado de São Paulo (somadas a 2ª e a 15ª Região). Cooper salientou que, por tudo isso, "precisamos repensar nossa qualidade de vida, olhar para além do nosso computador e não esquentar tanto a cabeça". Apesar de todas as metas a serem cumpridas, o presidente lembrou "somos humanos, temos limites, mas antes de tudo, temos de amar o nosso trabalho". Cooper defendeu, também, que devemos procurar criar um "relacionamento fraterno com os colegas, rir e brincar um pouco, se possível, até, fazer um trabalho voluntário".

A diretora-geral do TRT-15, Adriana Martorano Amaral Corchetti, lembrou em sua fala o primeiro encontro dos servidores da saúde, em 1997, quando o principal desafio eram os casos de LER-DORT. Nos dias atuais, em que o Tribunal trabalha com as multidisciplinaridades, porém, "os desafios são cada vez maiores para a saúde, e a grande preocupação é a humanização das emoções", afirmou. A diretora-geral destacou, também, a importância do evento, e se declarou uma "entusiasta da capacitação e dos encontros".

A diretora da Secretaria de Saúde, Heloisa Helena Mazon Zakia, afirmou que a importância do encontro é a "troca de experiências e vivências entre os servidores, promovendo a capacitação e o alinhamento de gestão, no sentido de maior integração entre os participantes, além de ser um espaço para discutir as mudanças do Tribunal nos últimos tempos".

Jacson Alexandre Pereira, do TRT de Santa Catarina, apresentou o tema "Perspectivas da Saúde no Judiciário"

Heloisa salientou, também, a participação de dois convidados no evento. Na quinta, o evento contou com a presença do diretor do Serviço de Saúde do TRT-12 (SC), Jacson Alexandre Pereira, que falou sobre as "Perspectivas da Saúde no Judiciário". Na sexta, o médico psiquiatra Carlos Serafim Martinez, perito judicial, fala sobre "Como avaliar incapacidade laboral nos distúrbios psiquiátricos".

No programa do encontro, os servidores da Saúde assistiram, também, à palestra "Atendimento inicial em situações de Emergência – uma visão geral", ministrada pelo servidor Carlos Alberto Caldeira Mendes, médico no posto de saúde de São José do Rio Preto, que também dirigiu um treinamento prático em atendimento de emergência. O fisioterapeuta Fauzi El Kadri Filho falou sobre "Ergonomia – Aspectos Práticos" e, também, sobre ginástica laboral e noções de ergonomia no posto de trabalho, e medidas e intervenções em ergonomia.

Para o segundo dia, está previsto um outro treinamento prático em atendimento de emergência, ministrado pela médica do Tribunal Stella Maria Siqueira Martins. Na sequência, a equipe psicossocial apresenta o Programa Clima e Qualidade de Vida no Trabalho. O "Balanço das Ações realizadas em 2013 e a Apresentação do Cronograma para 2014" - a cargo da diretora da Secretaria de Saúde, Heloísa Helena Mazon Zakia, e de Stella Maria Siqueira Martins - fecham o evento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social