Edifício que abriga Sede Judicial do TRT participa de programa de eficiência energética

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

O edifício que abriga a Sede Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foi indicado para receber as ações do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em parte do Estado de São Paulo e em mais três estados.

O programa tem por objetivo promover o consumo racional de energia elétrica e o combate ao desperdício por meio de ações de iluminação, substituindo lâmpadas existentes por equipamentos mais eficientes, que consomem menos energia elétrica.

As ações do programa, incluindo a troca de lâmpadas atuais por lâmpadas que utilizam tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz, na sigla em Inglês) e, se necessário, reatores e luminárias, não terão custos para o Tribunal. O programa não prevê, porém, a intervenção nas instalações elétricas.

A diretora-geral do TRT-15, Adriana Martorano Amaral Corchetti, informou por meio de comunicado que um funcionário da CPFL deverá vistoriar, nos próximos dias, todos os andares e salas do edifício-sede judicial, para o diagnóstico de todo o sistema de iluminação do prédio.

O responsável pela Coordenadoria de Projetos e Obras do TRT-15, Flávio Roberto Opúsculo Cabral, ressaltou que "a indicação do Tribunal para o Programa de Eficiência Energética é fruto de um longo trabalho da coodernadoria".

O diagnóstico energético das instalações é o primeiro passo do programa, que deverá avaliar a viabilidade dentro de algumas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão que, entre outras atribuições, regulamenta o Programa de Eficiência Energética de todas as concessionárias do país. Após a aprovação da Aneel, a própria CPFL deverá providenciar a aquisição dos materiais e execução da instalação.

Unidade Responsável:
Comunicação Social