Escola Judicial dá sequência ao Cine Pipoca com o Filme “Domésticas”

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Cerca de vinte pessoas assistiram nesta quinta-feira, 6/3, ao filme "Domésticas", exibido no auditório da Escola Judicial do TRT-15, cumprindo o programa mensal do Cine Pipoca. Dentre os presentes, o diretor da Ejud, desembargador Samuel Hugo Lima, e o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, além da juíza Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, titular da Vara do Trabalho de Tietê, que coordenou a atividade, e o juiz Orlando Amâncio Taveira, titular da VT de Caçapava. Durante a sessão, os presentes degustaram pipoca.

O desembargador Samuel abriu o evento, afirmando que o objetivo do Cine Pipoca "não se limita apenas ao seu aspecto jurídico, mas principalmente pelo lado lúdico da história". A juíza Alzeni, coordenadora do evento, afirmou que "a iniciativa da Escola Judicial foi muito comemorada pelo aspecto pedagógico, que sai um pouco do círculo técnico-jurídico".

A escolha do filme, ainda segundo a juíza Alzeni, foi uma tentativa de se fazer um contraponto com o primeiro filme exibido no ciclo de cinema da Ejud, "Segunda-feira ao sol", um drama mais denso. O aspecto cômico de "Domésticas", porém, não o torna "desprovido de reflexões", concluiu a magistrada. Segundo ela, o filme chegou a ser objeto de estudos na Universidade de Brasília e foi agraciado com alguns prêmios.

Após a exibição do filme, juízes e servidores presentes debateram alguns temas da história relacionados à Justiça do Trabalho, especialmente quanto ao tratamento dispensado às domésticas e aos direitos trabalhistas.

O filme

"Domésticas" é uma comédia brasileira, do ano 2000, dirigido por Nando Olival e Fernando Meirelles, e baseado na peça homônima de Renata Melo. O filme conta a história de Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo, cinco empregadas domésticas. Sonhadoras com uma vida melhor, todas buscam, por diferentes caminhos, superar a dura realidade de trabalhar como doméstica.

Prêmios

O filme foi premiado no Festival de Cinema de Recife, em 2001, nas categorias melhor fotografia e melhor atriz coadjuvante, este último concedido pelo trabalho conjunto das atrizes Cláudia Missura, Graziella Moretto, Lena Roque, Olivia Araújo e Renata Melo. No Cine Ceará, as cinco também foram premiadas, porém desta vez na categoria "melhor atriz". Thiago Moraes ganhou o prêmio de melhor ator, Eduardo Estrela ganhou o de melhor ator coadjuvante e André Abujamra ganhou o de melhor música no FestNatal. "Domésticas" ganhou o Prix de la Jeunesse no Fim Festival Brugge e foi selecionado para o Tiger Awards no Festival de Cinema de Roterdã. Foi eleito o melhor filme no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, onde também ganhou nas categorias de melhor roteiro e melhor atriz revelação, Graziella Moretto.

Unidade Responsável:
Comunicação Social