Escola Judicial do TRT promove curso para capacitar magistrados à docência

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

A Escola Judicial (Ejud) do TRT-15 promoveu, nesta segunda-feira, 25/8, o primeiro Curso de Formação de Formadores, ministrado pela consultora Acácia Zeneida Kuenzer e voltado exclusivamente a magistrados que lecionam ou que se preparam para lecionar na Escola. Ao todo, foram 44 inscritos, entre desembargadores e juízes do trabalho de 1º grau. O evento contou com a presença dos desembargadores Samuel Hugo Lima (diretor da Escola), Manoel Carlos Toledo Filho, Fabio Grasselli e José Otávio de Souza Ferreira.

O desembargador Samuel abriu o evento elogiando o trabalho da consultora Acácia Kuenzer, que, segundo ele, "abriu novos horizontes para a Escola Judicial do TRT-15 e transformou a Escola num espaço de capacitação continuada para os juízes". Samuel afirmou também que a Ejud está investindo "em novos leiautes e, também, em professores que deverão seguir os novos padrões de qualidade adotados pela Escola". Segundo afirmou o diretor, a Escola vai contribuir ainda mais para o novo perfil de qualidade dos magistrados da 15ª, que deverá se tornar mais questionador a respeito dos assuntos jurídicos controvertidos.

É a primeira vez que a Escola Judicial do TRT-15 promove um curso com o objetivo de capacitar seus magistrados docentes. Ao todo são 63 juízes e desembargadores da 15ª que atuam como professores em cursos da Escola. A instituição conta ainda com docentes que não fazem parte da Magistratura da 15ª.

No período matutino, o curso foi coordenado pela consultora Acácia, que é mestre em Educação e falou sobre os "Fundamentos do Projeto Pedagógico das Escolas Judiciais". À tarde, os formadores participaram de oficinas e, em seguida, de "grupos focais", oportunidade em que trataram de alguns temas e técnicas importantes para futuros cursos, bem como discutiram sobre as vantagens de cada modalidade de aula (presencial e a distância).

Unidade Responsável:
Comunicação Social