Especialista israelense ministra curso para agentes de segurança do TRT

Conteúdo da Notícia

 Por Alessandra Xavier

Teve início na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, na sede administrativa do TRT da 15ª Região, em Campinas, o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional para Agentes de Segurança, com a participação de aproximadamente 35 servidores da área. Realizado pela Assessoria de Segurança e pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do Tribunal, o curso segue até a próxima sexta, 30, e também será ministrado a uma segunda turma na próxima semana, de 2 a 6 de junho, com a participação prevista de 37 agentes. O evento foi aberto pelo desembargador Gerson Lacerda Pistori, membro da Comissão de Segurança do Tribunal.

Na abertura das atividades, o desembargador Gerson destacou que a segurança "é um problema antigo que se faz cada vez mais novo". Na visão do magistrado, vivemos "numa sociedade cronicamente enferma". Com isso, o desembargador julga necessário aperfeiçoar e aumentar a segurança do Tribunal, garantindo a integridade de servidores e magistrados e de todos os que circulam pelas unidades do Regional.

Também estiveram presentes o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida; a diretora-geral do TRT, Adriana Martorano Amaral Corchetti; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), José Aristéia Pereira; a secretária-geral da Presidência substituta, Simone Möller Arruda; e o assessor de Segurança e Transportes do Regional, coronel Carlos Carvalho Junior.

Na avaliação do coronel, o curso "servirá como uma reciclagem para os agentes", além de ser uma oportunidade para os servidores "se aperfeiçoarem e se prepararem melhor, buscando restaurar a segurança dentro do Tribunal". Para o coronel, é fundamental que os agentes estejam sempre atualizados e trabalhem em equipe.

Além do desembargador Gerson, a Comissão de Segurança do TRT é formada pelo próprio presidente da Corte, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, e pelos desembargadores Edmundo Fraga Lopes, Helcio Dantas Lobo Junior e Eder Sivers. Completam a composição o juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, vice-presidente da Amatra XV, e o servidor Marcelo Amorim de Menezes, o qual representa o Sindiquinze.

O primeiro dia de capacitação é composto por aulas práticas sobre "Técnicas de utilização do bastão retrátil", ministradas pelo israelense Mestre Kobi Lichtenstein, responsável pela introdução no Brasil em 1990 - bem como em outros países da América do Sul - do Krav Maga, que é considerada a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial. O Krav Maga é uma técnica que visa à legítima defesa em situações de perigo real. Kobi é também especialista em segurança e autor de diversos livros sobre a filosofia de defesa israelense, além de ser presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga.

De terça-feira à quinta-feira, os servidores terão palestras com a Contreseg – Consultoria e Treinamento – sobre defesa pessoal, procedimentos operacionais e gerenciamento de contingências e relações interpessoais no contexto da segurança. Para finalizar a capacitação, o professor e psicólogo Ivan Capelatto vai dar uma palestra de encerramento na sexta-feira.

Unidade Responsável:
Comunicação Social