Estudantes de Direito de Barretos e Campo Limpo visitam a sede do TRT da 15ª
Aproximadamente 70 alunos de Direito da Faculdade de Barretos e da Faccamp, de Campo Limpo Paulista, visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, na tarde desta quarta-feira (26/11). Os alunos de Barretos vieram com a professora Joana Cristina Paulino Bernardes, e os de Campo Limpo, com a professora Aparecida Dias de Oliveira Formigoni. "O que vejo de mais importante é eles terem contato com a prática do Judiciário, e a visita é uma grande oportunidade para vivenciar a teoria e a prática forense", disse Joana. E Aparecida concorda: "Tenho alunos de diferentes semestres aqui. Alguns têm aulas práticas, e outros ainda não, mas nada melhor do que ver isso na vida real".
Após posarem para a foto oficial em frente ao edifício-sede do TRT, os estudantes seguiram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar, onde receberam material informativo e foram recepcionados pelo juiz titular da Vara do Trabalho de Ourinhos, Levi Rosa Tomé. "Nosso Tribunal tem esse viés de aproximação com a academia, e isso é sempre bom para os dois lados", afirmou o juiz.
Logo depois, os alunos assistiram ao vídeo institucional da 15ª e, em seguida, acompanharam uma sessão de julgamentos da 3ª Seção de Dissídios Individuais (SDI) da Corte, que foi presidida pela desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri, decana do Tribunal. Antes da sessão, a secretária da 3ª SDI, Ednamara Aparecida Gonçalves, falou aos estudantes sobre a composição e a estrutura do colegiado e, agradecendo aos alunos pela visita, observou que "nós aqui do TRT-15 estamos sempre à disposição de vocês".
Depois de um intervalo para o café, oferecido pela Escola Judicial (Ejud) da Corte, que coordenou toda a visita, os futuros bacharéis conheceram, no 3º andar do edifício, as instalações da Biblioteca Délio Maranhão. Lá, foram recebidos pelas servidoras Eliane de Paula Michelatto e Laura Regina Salles Aranha, que falaram sobre as publicações feitas pelo Tribunal e explicaram o processo eletrônico de consulta ao acervo da Biblioteca, pelo qual os estudantes podem verificar pela internet se os livros estão disponíveis ou não. Os alunos tiveram a oportunidade de escolher, entre volumes expostos na "Estante permanente de troca literária", vários livros e levá-los para casa, como um presente da Biblioteca.
No encerramento da visita, ainda no 3º andar, os estudantes foram recepcionados no Auditório I da Ejud pelo desembargador Samuel Hugo Lima, diretor da Escola. O magistrado explicou como funcionam as diversas fases do concurso para a Magistratura do Trabalho e falou também das iniciativas de formação e capacitação promovidas pela Escola Judicial. O desembargador Samuel ressaltou a importância das visitas de estudantes ao Tribunal. "É sempre uma honra receber uma visita como esta. Nós consideramos vocês, estudantes, já parte do Judiciário."
Por Camila Yano
- 6 visualizações