Estudantes de Direito de Campinas e Ituverava visitam a sede da 15ª
Por Camila Yano
Aproximadamente 80 alunos de Direito da Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC III), da Metrocamp e da Fundação Educacional de Ituverava (Fafram) visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, na tarde desta quarta-feira (27/8), em Campinas. Os alunos da FAC vieram com o professor Rodrigo Francisco; os da Metrocamp estavam acompanhados pelo professor Moyses Bittar; e os estudantes da Fafram, pela professora Giovana Vaz.
"Esta visita ao TRT é fundamental. Além do incentivo, os alunos podem ver na prática o que aprendem na teoria", diz Giovana. A expectativa da estudante Lais Silva, do 5º ano da Fafram, é de expandir os horizontes e tornar a visita uma extensão da faculdade, já que é um novo ambiente ao qual eles não têm acesso com frequência.
Após posarem para a foto oficial em frente ao edifício-sede do Tribunal, os estudantes seguiram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar. No recinto, receberam material informativo e foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Flávio Landi, que explicou brevemente o funcionamento do Tribunal. Logo depois, os alunos das três faculdades assistiram ao vídeo institucional da 15ª, seguido de um julgamento da 3ª Seção de Dissídios Individuais, presidida pelo desembargador Fernando da Silva Borges, vice-presidente administrativo do TRT-15. O magistrado discorreu sobre a composição do Tribunal, sua jurisdição, que abrange 599 municípios do Estado de São Paulo, bem como seu funcionamento interno.
Assim que terminou o julgamento, os alunos tiveram um intervalo para o café, na Escola Judicial, que coordenou toda a visita. Ainda no 3º andar do edifício-sede, conheceram as instalações da Biblioteca Délio Maranhão, onde foram recebidos pela servidora Eliane de Paula Michelatto, que explicou o processo eletrônico de consulta, pelo qual pode-se verificar a disponibilidade dos livros virtualmente. Os estudantes puderam escolher e levar diversos livros para casa, que estavam expostos na "Estante permanente de troca literária".
Encerrando a visita, os estudantes foram recepcionados no auditório I da Escola Judicial, pelo desembargador Samuel Hugo Lima, diretor da Ejud. O magistrado respondeu a perguntas dos alunos e explicou como funciona o concurso para magistratura e suas fases, e falou também dos objetivos de formação e capacitação da Escola. No encerramento, o desembargador agradeceu a presença de todos os professores e alunos, incentivando-os a não desistirem caso queiram seguir carreira na magistratura. "A Escola, ao trazê-los aqui, quer que vocês se encantem pela Justiça do Trabalho."
- 2 visualizações