Estudantes de Direito de Franca e Limeira visitam a sede do TRT-15
Aproximadamente 70 alunos de Direito da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/ Campus de Franca), e do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca) de Limeira visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, na tarde desta quarta-feira (24/9), em Campinas. Os alunos da Unesp vieram com o Professor Victor Hugo de Almeira e com a professora, e também juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Franca e diretora do Fórum Trabalhista, Eliana dos Santos Alves Nogueira. Já os alunos do Isca estavam acompanhados da professora Marta Regina Prado Campos Freire e do professor e desembargador da 11ª Câmara do TRT, Antonio Francisco Montanagna.
"Essa visita técnica é uma boa maneira de mostrar a realidade do Tribunal e, quem sabe assim, os alunos podem descobrir a vocação para a magistratura", disse Montanagna. É o caso da estudante do Isca, Stefanie Queiroz, de 22 anos. "Quero seguir carreira na área, então estar aqui no TRT é a realização de um sonho".
Após posarem para a foto oficial em frente ao edifício-sede do Tribunal, os estudantes seguiram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar. No recinto, receberam material informativo e foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência, Flávio Landi, que explicou brevemente o funcionamento do Tribunal. Logo depois, os alunos assistiram ao vídeo institucional da 15ª e, em seguida, puderam acompanhar um julgamento da 3ª Seção de Dissídios Individuais, que foi presidida pelo vice-presidente administrativo do TRT-15, desembargador Fernando da Silva Borges. O magistrado discorreu sobre a composição e estrutura do Tribunal, que abrange quase a totalidade do Estado de São Paulo, além de outros temas.
Assim que terminou o julgamento, os alunos tiveram um intervalo para o café, oferecido pela Escola Judicial, que também coordenou toda a visita. No 3º andar do edifício-sede, os estudantes foram recepcionados no auditório I da Ejud, pelo desembargador Samuel Hugo Lima, diretor da Escola. O magistrado respondeu a perguntas feitas pelos alunos, explicou como funciona o concurso para a Magistratura e as suas fases, e falou também dos objetivos de formação e capacitação da Escola Judicial. O desembargador agradeceu a presença dos alunos e dos professores, e ressaltou a importância das visitas. "Desejo que os estudantes voltem em um futuro próximo, mas como juízes. O Tribunal quer que os melhores profissionais venham trabalhar aqui, por isso investimos nas visitas para recepcioná-los da melhor maneira".
No encerramento, os estudantes conheceram as instalações da Biblioteca Délio Maranhão. Na biblioteca, foram recebidos pela servidora Eliane de Paula Michelatto, que explicou o processo eletrônico de consulta, pelo qual os estudantes podem verificar a disponibilidade dos livros virtualmente. Os alunos tiveram a oportunidade de escolher e levar diversos livros para casa, que estavam expostos na "Estante permanente de troca literária".
Por Camila Yano
- 10 visualizações