Estudantes de Direito de Itararé e Araras conhecem a sede do TRT
Cerca de 60 alunos de Direito das Faculdades Integradas de Itararé (Fafit) e da Universidade de Araras (Unar) visitaram na tarde desta quarta-feira (1º/10) a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A professora de Direito do Trabalho da Fafit, Sara de Paula Silva Leme, e a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Unar, Cristiane Costa, acompanharam os alunos durante a visita.
Os futuros bacharéis iniciaram a visita conhecendo o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, onde receberam material informativo sobre o Regional. Em seguida, o juiz auxiliar da Presidência da Corte, Flávio Landi, recepcionou o grupo. Landi comentou sobre a história do Tribunal e sua importância para os jurisdicionados, bem como explicou que os servidores e magistrados enfrentam concursos "disputadíssimos" para trabalhar no TRT-15.
Ainda no Plenário, os estudantes assistiram ao vídeo institucional do TRT, que resume a história da Corte e destaca o papel da 15ª na sociedade. O desembargador Luiz Antonio Lazarim, antes da sessão de julgamentos da 1ª Seção de Dissídios Individuais (1ª SDI) que presidiu regimentalmente, conversou com os visitantes. O magistrado discorreu sobre o funcionamento da especializada que julga mandados de segurança, oferecendo melhores condições para os visitantes acompanharem os julgamentos. Lazarim ressaltou a importância do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) lembrando aos alunos que todos os processos são julgados virtualmente. O desembargador ainda desejou que os visitantes aproveitassem o dia no Tribunal. Durante a sessão, o desembargador Luiz Roberto Nunes, também componente da especializada, comemorou a presença dos futuros bacharéis e os convidou para voltar, para que possam assistir outras sessões do TRT-15.O desembargador Luiz Antonio Lazarim conversa com os estudantes, antes de sessão de julgamento da 1ª SDI.
Depois do intervalo para o café, o grupo conheceu a Biblioteca do Regional, onde aprendeu a consultar virtualmente o acervo. Os bacharelandos também foram recebidos pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Samuel Hugo Lima, que contou um pouco de sua trajetória profissional e incentivou os visitantes a prestarem concurso para a Magistratura do Trabalho. O diretor explicou aos alunos que o objetivo da visita é fazer com que eles "saiam do Tribunal com um sonho e uma meta para poder realizá-lo" e ainda explicou a importância da Escola, já que os juízes devem sempre se manter atualizados. Por fim, Samuel respondeu aos questionamentos dos estudantes.
A professora Sara Leme agradeceu a oportunidade oferecida pelo Tribunal e ressaltou a importância da visita para a decisão profissional dos alunos. "Já estou vendo retorno dessa visita. Muitos vieram me dizer que é essa a função que querem desempenhar quando se formarem", afirmou a professora. Já a coordenadora Cristiane Costa também agradeceu a recepção do TRT-15 e disse que a visita proporciona conhecimento e "enriquece" o aprendizado dos alunos. A coordenadora ainda disse que, ao visitar a Corte, "os estudantes têm uma visão prática do que aprenderam em sala de aula".
Opiniões
Para Ulisses Oliveira, aluno do 3º ano da Unar, a visita "aprofundou o conhecimento de todos os universitários que têm curiosidade sobre a área do Direito do Trabalho". Ulisses afirmou ainda que pôde constatar pessoalmente a importância do trabalho dos desembargadores, o que despertou sua vontade de ingressar na magistratura. Por sua vez, Vicente Pinheiro Neto, do 5º ano da Fafit, acredita que a vinda ao TRT-15 acrescentou muito no contexto prático, agregando conhecimento acerca da magistratura do trabalho.
Por Beatriz Assaf
- 12 visualizações