Grupo Móvel da Presidência do TRT visita a Vara do Trabalho de Campo Limpo Paulista

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

Várzea Paulista e Jarinu completam a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de Campo Limpo Paulista, município a 15 quilômetros de Jundiaí e que completou 49 anos no último dia 21 de março. Cerca de 220 mil pessoas são atendidas pela VT.

No último mês de fevereiro, a unidade recebeu o Grupo Móvel da Presidência de Atenção às Unidades de Primeira Instância (GMP), criado pelo presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, para ser um canal direto de comunicação entre o 1º grau e a Presidência da Corte. O Grupo é coordenado pelo juiz Flávio Landi e já visitou, em pouco mais de um ano de trabalho, mais de cem unidades, entre VTs, coordenadorias de distribuição de feitos, postos avançados, centrais de mandados e ambulatórios médicos.

O objetivo principal do projeto é identificar demandas e criar oportunidades de aprimoramento, bem como verificar indicadores de qualidade de vida dos magistrados e funcionários, mas o GMP também tem a missão de dar aos servidores do TRT a oportunidade de conhecerem uns aos outros. A proposta é mostrar quem são e como vivem esses profissionais, que, espalhados por mais de cem cidades do Estado de São Paulo, são mais de quatro mil, somando os do próprio quadro do Regional com os cedidos por outros órgãos públicos.

As atividades do GMP em cada unidade incluem uma reflexão conjunta acerca da qualidade de vida pessoal e no trabalho. Os participantes são convidados a responder um questionário com temas como relações interpessoais no trabalho e sintomas e fontes de estresse. Posteriormente, no retorno da equipe à sede da Corte, em Campinas, os resultados são analisados e as conclusões são enviadas a todos os que participaram das atividades. Até mesmo situações individuais são abordadas, quando há solicitação nesse sentido por parte do juiz ou servidor, e sempre com o necessário sigilo.

Prioridade à família

Cassio Gennari Carturan, jundiaiense, completa 25 anos de carreira na Justiça do Trabalho da 15ª Região no próximo dia 12 de maio, com uma trajetória eclética. Começou na 1ª VT de Jundiaí, na qual ficou por cinco anos, até se transferir para a 3ª VT da cidade, em 1994, já como assistente de diretor de secretaria. No ano seguinte, coordenou uma equipe que atuou na 1ª e na 3ª VT de Campinas, numa espécie de mutirão, em auxílio aos servidores dessas unidades. Ainda em 1995, estava de volta ao seu antigo posto na 3ª de Jundiaí.

Em 1996, veio para a sede do Tribunal, em Campinas, como assessor do desembargador Antônio Miguel Pereira, que foi vice-presidente da Corte na gestão 2004-2006, além de vice-corregedor no biênio anterior. "Aprendi muito com ele, praticamente tudo o que sei", afirma Cássio, cuja trajetória como discípulo do magistrado começou já na faculdade de direito, em 1988, no Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí, onde o desembargador lecionava. "Foi ele que me falou do concurso para o TRT, aliás."

Foram 14 anos trabalhando com Antônio Miguel, cuja boa fama era totalmente merecida, segundo Cássio. "Ele é uma pessoa extremamente calma, nunca o vi bravo", diz o servidor. "Recebia a todos, advogados, servidores e público em geral, sem distinção e sempre com a mesma paciência e disposição de ajudar."

De volta a Campo Limpo Paulista em 2008, Cássio é, desde 2012, assistente de diretor na unidade. A volta à 1ª instância foi uma opção de vida, resume ele, que, após a aposentadoria do desembargador Antônio Miguel, rejeitou três convites para continuar a trabalhar na sede do TRT – "um era da Presidência, inclusive" – e decidiu priorizar a vida em família, ao lado da esposa, Sara, analista de sistemas, e das filhas Caroline e Patrícia, que na época tinham apenas quatro e dois anos, respectivamente. Trabalhando em Campo Limpo Paulista, ele tem, por exemplo, o privilégio de buscar as meninas todos os dias na escola, antes de ir para a VT. Além disso, pode dedicar-se a uma de suas atividades favoritas: "Gosto de viajar com a família. Aonde eu e Sara vamos, levamos a Caroline e a Patrícia."

Entre os sonhos já realizados estão Nova Iorque e Orlando (leia-se Disney), nos EUA. Na Europa, França, Inglaterra, Espanha, Itália, República Tcheca e Hungria também já fazem parte do rol de países visitados, mas o lugar que mais encantou Cássio foi mesmo Portugal, em especial Lisboa, Braga, Guimarães e o Porto. "É um país de cultura muito próxima à nossa e de muita beleza. O povo é amável e a segurança pública é muito maior do que no Brasil", destaca o servidor. "É um lugar fantástico, onde eu moraria tranquilamente."

"Minha essência é conciliar o trabalho com a família", reforça Cássio. "A Carol nasceu quando eu e a Sara já tínhamos nove anos de casamento. Aproveitamos muito bem a vida de casal nesse período, e agora a minha prioridade é dar toda a atenção e assistência que minhas filhas precisarem."

Unidade Responsável:
Comunicação Social