Inauguradas hoje, 29, as novas instalações da Vara do Trabalho de Adamantina
Foram inauguradas na manhã desta segunda-feira, 29 de setembro, as novas instalações da Vara do Trabalho (VT) de Adamantina. O evento contou com a presença dos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper, presidente do TRT da 15ª Região, e Helcio Dantas Lobo Junior, da 3ª Câmara do Tribunal, e das juízas Eucymara Maciel Oliveto Ruiz e Nelma Pedrosa Godoy Sant'Anna Ferreira, titulares da própria VT de Adamantina e da VT de Presidente Venceslau, respectivamente. Também compareceram o presidente da Câmara Municipal de Adamantina, Hélio José dos Santos, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, Igor Terraz Pinto, a diretora do Fórum da Justiça Estadual da cidade, juíza Ruth Duarte Menegatti, e o assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga, entre outras personalidades.
Abrindo seu discurso, o vereador Hélio José dos Santos disse ser uma honra para o Poder Legislativo da cidade participar da cerimônia, "marcando um momento muito especial". Para ele, o novo prédio é uma construção moderna, inovadora e acessível, que vai melhorar ainda mais o atendimento à população. Já o advogado Igor Terraz afirmou que "dar voz aos advogados é dar voz à cidadania, e a OAB congratula o Tribunal por esse momento histórico da Justiça do Trabalho na cidade". Ele lembrou das dificuldades enfrentadas em prédios onde havia funcionado o Judiciário Trabalhista em Adamantina e qualificou como "belíssimo, moderno e funcional" o edifício que já está atendendo jurisdicionados "em uma região com cerca de 130 mil habitantes".
O assessor Roberto Koga, em seu pronunciamento, falou sobre as ligações que têm com a região, uma vez que sua família é oriunda do município de Osvaldo Cruz, a menos de 30 quilômetros de Adamantina. Lembrou, inclusive, que sua mãe, presente ao evento, foi reclamante na Justiça do Trabalho local.
O juiz Rogério José Perrud, que atua em Presidente Prudente e, na época em que era servidor do TRT-15, foi diretor da secretaria da VT de Adamantina, disse que sempre acalentou o sonho de trazer a Justiça do Trabalho da cidade "para um prédio digno como este". Ele concluiu comentando da "alegria de poder vivenciar este momento".
A juíza Eucymara Ruiz também falou "da imensa alegria" que sentia ao poder oferecer melhores instalações aos jurisdicionados. Comentou, ainda, que a demanda na VT tem aumentado a cada ano e detalhou as melhoras que o novo edifício traz, em comparação com as antigas instalações, em que havia problemas de acessibilidade. "É um prédio amplo, arejado, bonito e agradável para todos". Entretanto, destacou que nada se compara "à preciosidade que é atender bem ao cidadão". A magistrada finalizou nominando individualmente toda a equipe da VT, incluindo os responsáveis pela limpeza do edifício.
Em sua breve mensagem, o desembargador Flavio Cooper comentou vários aspectos que o sensibilizaram em relação à inauguração, especialmente "o destaque na mídia sobre as qualidades do novo prédio". Citou, ainda, magistrados que passaram pela cidade, especialmente o juiz Rogério Perrud e a juíza Nelma Ferreira. Salientou também o apoio que sua gestão na Presidência do Tribunal tem recebido do desembargador Helcio Lobo e do assessor Roberto Koga.
Ao final da solenidade, a Caixa Econômica Federal ofereceu um coquetel de confraternização.
OAB de Osvaldo Cruz
Antes do evento, representantes de vários municípios da região, liderados pela presidente da OAB de Osvaldo Cruz, Ana Cristina Tavares Finotti, e pelo prefeito da cidade, Edimar Mazucato, requereram ao presidente do TRT-15 maiores recursos para o atendimento das demandas oriundas dos municípios de Osvaldo Cruz, Salmourão, Sagres e Inúbia Paulista, que fazem parte da jurisdição da VT de Adamantina, e Parapuã, atendido pela VT de Tupã. Ao final do encontro, o desembargador Cooper, que atendeu os visitantes acompanhado da juíza Eucymara Ruiz, pediu para que o grupo fosse a Campinas em cerca de 30 dias, para uma outra reunião sobre o assunto. O magistrado comprometeu-se a determinar a realização de estudos "para que seja encontrada a melhor solução possível".
A VT de Adamantina
Localizadas na área central da cidade, as novas instalações da VT de Adamantina ocupam 1.054,78 metros quadrados de área construída, um pouco mais que o dobro do antigo prédio (uma construção de 522,55 metros). O novo imóvel, alugado pelo Tribunal, é um edifício térreo e oferece fácil acesso às pessoas com deficiência, que também têm à disposição dois sanitários adaptados, inexistentes nas instalações antigas.
A Vara do Trabalho de Adamantina, que foi instalada ainda com o antigo nome de Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), em 22 de março de 1991, atualmente atende outros 10 municípios da região. São eles: Sagres, Salmourão, Pacaembu, Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Lucélia, Flórida Paulista, Flora Rica, Mariápolis e Pracinha. Segundo estimativa do IBGE para 2014, as cidades somam uma população superior a 100 mil pessoas. Em 2013, a VT recebeu 1.065 novos processos, tendo solucionado 1.185, com um saldo de 670 ações pendentes de solução em 31 de dezembro passado (incluindo feitos de anos anteriores), de acordo com dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT da 15ª Região.
Por Camila Yano e José Francisco Turco
- 38 visualizações