Inauguradas novas instalações da Vara do Trabalho de Capão Bonito
O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região inaugurou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, as novas instalações da Vara do Trabalho (VT) de Capão Bonito, situadas na Rua Rafael Machado Neto, 328. A solenidade de entrega do prédio foi comandada pelo presidente do TRT, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper e pelo juiz Mauro César Luna Rossi, titular da VT desde abril de 2006 e futuro juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa do Tribunal; e contou com a presença de diversas autoridades como o juiz substituto Luciano Brisola; o prefeito Julio Fernando Galvão Dias; o vice-prefeito Marco Antônio Citatini; o presidente da Subseção local da OAB, Rafael Loureiro de Almeida; o vereador Mateus Francato, representando o presidende da Câmara dos Vereadores de Capão Bonito, Célio de Melo; e o vereador Alan de Souza Renó.
O representante da OAB abriu a série de discursos. "Essa nova instalação vem atender ao anseio da comunidade e da população da região e de todos que precisam dessa Justiça especializada". Falou também que o prédio resolve um problema antigo de falta de espaço na sala da OAB e que os advogados vão trabalhar de forma mais adequada e com qualidade no atendimento. Ele parabenizou a todos e elogiou as instalações, afirmando que o novo prédio está à altura da qualidade dos serviços prestados pelos juízes e servidores da Justiça do Trabalho.
Em nome dos servidores, o diretor de secretaria da VT de Capão Bonito, Cássio Medeiros, destacou que "o novo prédio demonstra, de forma concreta, o compromisso do TRT com os jurisdicionados, os profissionais, os servidores, mas, sobretudo, o ser humano". Nesse momento, Medeiros solicitou aos servidores que se posicionassem à frente, próximo ao púlpito. Ainda sob aplausos do público, Medeiros ressaltou que os servidores trabalharam duro e empenharam seus melhores esforços, físicos e intelectuais, para que esse projeto se concretizasse. O diretor salientou ainda que todos se sentem prestigiados "por atuarem nessa instituição, regida por valores e princípios".
Medeiros concluiu renovando o compromisso com a promoção de dois valores muito caros à instituição: "à paz, na medida em que busca a conciliação dos interesses, mas também à justiça, quando busca sua perfeita distribuição e o cumprimento das leis". O servidor correlacionou a inauguração como um presente às vésperas do Natal, período que traz à tona reflexões de paz e justiça, e desejou que os jurisdicionados, tanto empregados quanto empregadores ao buscarem a justiça, "possam sair da VT plenamente satisfeitos e seguros, e que no novo endereço da Justiça do Trabalho em Capão Bonito, também encontrem a moradia da paz".
Em seu discurso, o juiz Mauro César Luna Rossi fez um resumo histórico da Justiça do Trabalho no município desde a sua instalação, ainda com o nome de Junta de Conciliação e Julgamento, no dia 2 de dezembro de 1998, há exatos 16 anos e um dia. Antes disso, os jurisdicionados tinham que ir a Itapeva para ajuizar suas reclamações trabalhistas. O magistrado lembrou que foi o desembargador José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, então presidente do TRT na época, que promoveu a inauguração da unidade da JT na cidade.
Na ocasião, a junta foi instalada no piso superior do Banco do Brasil (Rua Bernardino de Campos, 422), onde funcionou até a semana passada. O juiz comentou que o imóvel já não acomodava satisfatoriamente os servidores e não propiciava adequado tratamento às partes, nem dispunha de condições de acessibilidade para deficientes e idosos. Ele lembrou as várias tentativas para solucionar o impasse e destacou o empenho conjunto de gestões anteriores do TRT, da prefeitura de Capão Bonito e de outras autoridades.
"Finalmente, o grande sonho que projetamos se realiza", comemorou o magistrado, agradecendo nominalmente ao presidente Cooper pela dedicação e disposição para que a mudança ocorresse ainda em 2014, além de chamar de "marcante" a forma como o presidente administra o tribunal. "Um exemplo para todos nós". O juiz parabenizou Mário Brás das Chagas Jr., empreendedor responsável pela construção do prédio nos padrões estabelecidos pelo TRT, lembrando que ele "não mediu esforços para realizar as obras e as adaptações necessárias". Ao concluir, agradeceu aos servidores e declamou o hino de Capão Bonito que, segundo ele, adequava-se ao momento.
O prefeito Julio Fernando destacou as acomodações do prédio, especialmente quanto a conforto, segurança, agilidade e acessibilidade presentes "num recinto novo e moderno, que o povo de Capão Bonito está ganhando", disse. O prefeito contou que esteve na instalação da unidade da JT em 1998, quando era vereador e que o novo prédio, localizado no bairro Nova Capão Bonito, na mesma rua do Fórum Cível, irá facilita o acesso à justiça. Ele mencionou que o bairro está em constante crescimento e anunciou investimentos de R$ 1,4 milhão em pavimentação e asfaltamento, além da construção de uma creche, de uma escola fundamental, "a maior de Capão Bonito", e de uma unidade de saúde na região. Para o prefeito, a instalação da VT vai valorizar ainda mais o bairro.
O desembargador Flavio Cooper agradeceu ao prefeito e observou que no brasão do município há uma estrela de Natal, o que é propício a essa época em que a solidariedade se acentua e nos aproxima do Divino. Cooper também destacou a produção de mármore rosa no município, chamado de "mármore de Capão Bonito", além de fazer uma menção especial ao empreendedor Mário Chagas, construtor do prédio. Cooper finalizou dizendo que o dia era muito especial para magistrados e servidores, que são dotados de consciência pública para dirimir as injustiças com mais paz, rapidez, de forma eficiente, participativa e conciliadora. O presidente fez votos de que no novo prédio se façam muitos acordos.
Por Ana Claudia de Siqueira
colaborou Camila Yano e José Francisco Turco
- 22 visualizações