Magistrados da 15ª acompanham a Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Indaiatuba
Cerca de cem pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos e estudantes, acompanharam na noite desta terça-feira (11/11), no auditório da Câmara de Vereadores de Indaiatuba (SP), o evento "Culminância", última fase do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" (TJC) de 2014 no município. A iniciativa é uma realização da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), em parceria com a prefeitura da cidade, com o projeto Conexão Social, do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista), e com o Sesc de Indaiatuba.
A celebração finaliza uma série de ações educacionais e de cidadania promovida com cerca de 150 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas públicas do município, incluindo a visita de juízes do trabalho a salas de aula, para a divulgação de noções básicas de direito do trabalho, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, ética e cidadania. Além da exibição de dois vídeos realizados pelos estudantes,abordando o aprendizado obtido por meio da parceria, os participantes acompanharam uma apresentação do violeiro João Ormond e Trio.
Compuseram a mesa de abertura do evento, que teve o apoio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região e da Escola Judicial da Corte, o vice-presidente administrativo do Regional, desembargador Fernando da Silva Borges, representando o presidente, desembargador Flavio Allegretti de
Campos Cooper; a juíza Cristiane Montenegro Rondelli, diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra XV e coordenadora do programa TJC na 15ª; o presidente da Câmara de Vereadores de Indaiatuba, Luiz Alberto Pereira, o "Cebolin ha", representando o prefeito Reinaldo Nogueira Lopes Cruz; a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito; a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o supervisor de programas do Sesc Campinas, Denis Salzano; e o gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) de Campinas, José Carlos Cavalcante.
Também estiveram presentes o desembargador Samuel Hugo Lima, diretor da Escola Judicial do TRT-15, o vice-presidente da Amatra XV, juiz Luís Rodrigo Fernandes Braga, e os juízes do trabalho substitutos Natália Scassiotta Neves Antoniassi e Bernardo Moré Frigeri, que ministraram as palestras nas escolas e responderam aos questionamentos dos alunos.
Novas formas de aprendizagem
Em breve discurso, a juíza Cristiane Rondelli agradeceu aos parceiros do projeto e ressaltou o papel do Sindivarejista, que propiciou o contato com a Prefeitura de Indaiatuba. "Todos precisam exercitar a cidadania, em especial pela educação, que é um processo contínuo e sempre deve ser estimulado. Os professores sabem disso e buscam constantemente novas formas de conduzir essa aprendizagem. O programa TJC, ação solidária que tem apoio da Anamatra [Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho], vem contribuir para essa missão", argumentou Rondelli, que é diretora do Fórum Trabalhista de Americana. Segundo ela, trata-se de uma experiência de mão dupla, em que alunos e professores têm a possibilidade de conhecer formas de exercer seus direitos, e os juízes podem apreender melhor a realidade. "Nós deixamos a toga e as formalidades para chegarmos mais perto do povo, para trazermos sensibilidade à nossa formação." Para a juíza, as sementes lançadas pelo programa TJC crescem e frutificam em todos. "Não há idade para aprender, sempre é tempo de crescimento. Ao assistir aos vídeos tive a certeza de que todos captaram o que é direito do trabalho e o que é cidadania, objetivos do programa. Quando os alunos usam a própria experiência para falar o que aprenderam, com a visão deles, nós percebemos que a iniciativa foi um sucesso", arrematou. Por fim, Rondelli agradeceu aos alunos, "que são as pessoas mais importantes aqui, hoje".
Na sequência, a magistrada, o desembargador Fernando Borges e demais autoridades entregaram placas de participação a representantes das duas escolas municipais integrantes do programa.
Evento semelhante será realizado nos próximos dias 18 e 19 de novembro, às 19h30, no Sesc de Campinas, para apresentação dos trabalhos artísticos realizados pelos participantes do programa TJC no município, desenvolvido em parceria com a Prefeitura.
Por Patrícia Campos de Sousa
- 4 visualizações