Magistrados da 15ª visitam usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense
Por Ademar Lopes Junior, com informações e fotos de
Rudinei Sergio Pestana, gerente de sustentabilidade da Usina Santa Cruz
Cinco desembargadores e dois juízes de primeira instância participaram na sexta-feira, 25/7, de uma visita institucional na Usina Santa Cruz, em Américo Brasiliense. Participaram da visita o presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, além dos desembargadores Tereza Aparecida Asta Gemignani, vice-diretora da Escola Judicial, Helcio Dantas Lobo Junior, Eder Sivers e Antonia Regina Tancini Pestana. Integraram também a comitiva os juízes Sérgio Milito Barêa, titular da Vara do Trabalho de Taquaritinga, e Alan Cezar Runho, titular da VT de Penápolis, além do assessor econômico do TRT-15, Roberto Koga.
Os magistrados foram recepcionados pelo gerente de sustentabilidade da Usina Santa Cruz, Rudinei Sergio Pestana, e, depois de assistirem a um filme institucional, receberam informações técnicas sobre a usina. Ao final da apresentação, o desembargador Cooper agradeceu em nome do Tribunal pela visita, e ressaltou a necessidade de o juiz estar preparado para julgar, "com base no conhecimento técnico do direito, no conhecimento real do que acontece nas empresas e no conhecimento das novas tecnologias".
A advogada e consultora da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), Elimara Sallum, também abordou algumas questões sindicais que preocupam o setor sucroenergético.
Devido à chuva e à paralisação das atividades agrícolas no campo, a comitiva não pôde fazer visitas externas, mas os desembargadores puderam conhecer máquinas agrícolas, ônibus sanitários, ônibus vivência e outros recursos que são dispobilizados na lavoura para oferecerem conforto aos funcionários. O desembargador Eder Sivers fez questão de conhecer o funcionamento de um trator agrícola e de uma máquina colhedora de cana.
Após o almoço, no restaurante da usina onde todos os funcionários comem, a comitiva visitou o complexo industrial, recebendo antes, porém, informações básicas dos processos produtivos por meio de uma apresentação técnica básica. Num segundo momento, conheceram as moendas e as caldeiras.
No interior do Centro de Operações Industriais (COI), tiveram uma noção de como são controlados todos os processos produtivos, especialmente o de Geração de Vapor e Energia Elétrica.
Ao final, visitaram o parque industrial e os armazéns de açúcar, praticamente lotados com 120 mil toneladas do produto.
- 12 visualizações