Ministro Brito Pereira conhece iniciativas de gestão implantadas pela Corregedoria Regional do TRT-15

Conteúdo da Notícia

Por Ana Claudia de Siqueira

Como parte das atividades previstas na Correição Ordinária da Justiça do Trabalho, o corregedor-geral, ministro João Batista Brito Pereira, visitou nesta terça-feira, 5/8, a Corregedoria Regional da 15ª Região, na companhia dos desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella e José Pitas, respectivamente, corregedor regional e vice-corregedor do Tribunal. Esteve presente também o presidente do TRT, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper.

Durante a visita, o ministro Brito Pereira e sua equipe puderam conhecer todas as iniciativas de gestão da Corregedoria Regional do TRT, implantadas com o objetivo de fazer cumprir a sua missão de fiscalizar e orientar os procedimentos de trabalho nas unidades de 1ª instância, visando assegurar a qualidade dos serviços prestados. Um dos grandes diferenciais da linha de atuação da Corregedoria Regional consiste no desenvolvimento dos projetos alicerçado no planejamento estratégico, que engloba, além da missão, a visão de futuro, os valores, os processos internos com foco em eficiência operacional e efetividade, e por último, uma estrutura mínima de recursos humanos e capacitação.

Em breve explanação, o secretário da Corregedoria Regional, o servidor Vlademir Nei Suato, discorreu sobre o Sistema de e-Correição, que visa combinar dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão) para produzir indicadores úteis às atividades correicionais do TRT-15, como por exemplo, o Mapeamento Global de Desempenho (MGD), a confecção automatizada das Atas de Correição e o acompanhamento das Metas Nacionais e Regionais. O sistema foi desenvolvido com o auxílio de um servidor especializado em Tecnologia da Informação (TI) que atua "in loco" na Corregedoria.

A iniciativa de agregar dados do e-Gestão impressionou o ministro Brito Pereira, que ao se certificar desta prática assinalou: "esta é a resposta que eu gostaria de ouvir". O MGD, criado para aferir o índice de desempenho nas unidades de primeiro grau por meio da média comparativa dos resultados, considerando a carga de trabalho, utiliza o e-Gestão como fonte de dados e ainda conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar, numa união de esforços entre a secretaria da Corregedoria, Assessoria Estratégica, Gestão de Pessoas e Secretaria de Saúde.

A Corregedoria Regional criou ainda tutoriais em vídeo para ensinar os servidores das varas do trabalho, o correto lançamento da movimentação processual dos autos físicos no sistema e-Gestão. O ministro Brito Pereira também pôde ter uma ideia exata do apoio dado pela Corregedoria Regional à 1ª instância no PJe, tanto a distância quanto na gestão de processos. Foram apresentadas também ao ministro corregedor, a iniciativa da Mostra de Boas Práticas que busca identificar e disseminar as experiências de sucesso desenvolvidas pelas varas do trabalho e pelos servidores, e as reuniões de alinhamento de novos diretores das unidades.

Brito Pereira conheceu ainda o Núcleo de Pesquisa Patrimonial, criado em cumprimento à recente Resolução nº 138/2014 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), dentro da secretaria da Corregedoria. Pôr fim, foi apresentado ao ministro e sua equipe, o projeto de Remoção Sucessiva, uma iniciativa desenvolvida pela Presidência e pela Corregedoria Regional do TRT. O ministro corregedor-geral assinalou que "a Corregedoria Regional da 15ª Região é um exemplo de boas práticas que assegura os melhores resultados."

Para o corregedor regional, Eduardo Zanella, a visita do ministro Brito Pereira e de toda sua equipe, engrandeceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Corregedoria Regional, resultando na valorização e no fortalecimento da atuação institucional do órgão.

Unidade Responsável:
Comunicação Social