No ano de seu 10º aniversário, Centro de Memória da 15ª busca ampliar divulgação de seus serviços

Conteúdo da Notícia

 Por Beatriz Assaf

A Comissão da Preservação da Memória da Justiça do Trabalho da 15ª Região reuniu-se no último dia 6 de março, no gabinete da Corregedoria Regional, no 14º andar do edifício-sede da Corte, em Campinas, com o objetivo de buscar caminhos para ampliar a divulgação ao público interno e externo das atividades do Centro de Memória Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT15. A comissão, presidida pelo vice-presidente judicial da Corte, desembargador Henrique Damiano, é integrada também pelos desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, corregedor regional, Tereza Aparecida Asta Gemignani, vice-presidente do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Preservação da Memória da Justiça do Trabalho, Roberto Nobrega de Almeida Filho e Antonia Regina Tancini Pestana.

A reunião contou também com a presença do juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial, Firmino Alves Lima, e dos servidores Regina Celia Ramires Chiminazzo, diretora da Secretaria Judiciária do TRT, e Thaís Helena Santos Camargo Simões, do Centro de Memória Arquivo e Cultura do Regional. Segundo o desembargador Damiano "a comissão de preservação da memória tem como compromisso preservar a memória da Justiça do Trabalho através do CMAC e propor soluções para os graves problemas dos arquivos do TRT15"

O CMAC comemorará, no dia 21 de outubro deste ano, seu 10º aniversário. O Centro de Memória retrata a organização da Justiça Trabalhista e o trabalhador brasileiro desde a criação do Conselho Nacional do Trabalho (CNT), em 1930, precursor do Tribunal Superior do Trabalho, até o momento atual.

A proteção do acervo arquivístico do TRT, que serve de prova e fonte de pesquisa é uma das principais funções do CMAC. Além de processos e fotografias, o acervo do Centro de Memória inclui livros, registros de áudio e vídeo, revistas e outros periódicos como, por exemplo, o Boletim Informativo do TRT da 15ª, editado desde a fundação da Corte, em 1986.

Outro objetivo do CMAC é dar suporte às atividades de pesquisa nas áreas de Humanidades e oferecer à sociedade e à comunidade científica um serviço de organização, preservação, conservação, acesso e disseminação do patrimônio histórico-cultural da Justiça do Trabalho.

Conforme informações da página eletrônica do Centro no site do TRT, a criação do CMAC "foi intimamente ligada à estruturação do Programa de Gestão Documental; por isso, além das competências que lhe foram expressamente atribuídas em seu ato constitutivo, o Centro de Memória é também responsável pela implementação e divulgação das práticas e políticas de gestão da informação."

Unidade Responsável:
Comunicação Social