Pedreira ganha novo prédio da Justiça do Trabalho
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 1/10, o novo prédio do Posto Avançado (PA) da Justiça do Trabalho de Pedreira, que está vinculado à Vara do Trabalho de Amparo. A cerimônia foi prestigiada pelos desembargadores do TRT, Fernando da Silva Borges (vice-presidente administrativo), Eduardo Benedito de Oliveira Zanella (corregedor regional), Renato Buratto (presidente do TRT no biênio 2010-2012), Samuel Hugo Lima (diretor da Escola Judicial), Lorival Ferreira dos Santos, Eder Sivers e pela juíza titular da Vara do Trabalho de Amparo, Leandra da Silva Guimarães, além de outros magistrados. Estiveram presentes também os presidentes das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pedreira, Amparo e Jaguariúna, respectivamente, Luciano Rodrigues Teixeira, Domingos Reinaldo Tacco e Gicélio Francisco da Silva Filho; o prefeito do município Carlos Evandro Pollo e a secretária de Negócios Jurídicos, Dayana Virginia Ferreira Alves Sia. Pelo TRT compareceram ainda o secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo de Almeida e a diretora-geral Adriana Martorano Amaral Corchetti.
A disponibilização do imóvel, localizado na Rua XV de Novembro, 734, é resultado de uma parceria com o Poder Executivo Municipal. O prédio, de 608,60 metros quadrados de área construída, foi alugado e reformado pela prefeitura. Dividido em três pavimentos (subsolo, térreo e superior), o imóvel se destaca pelo espaço amplo e iluminação natural, acessibilidade para pessoas com deficiência por meio de plataforma elevatória e sanitários adaptados.
Após execução do Hino Nacional pela Corporação Musical Sant'Ana de Pedreira, sob regência do maestro Rinaldo Zamai, o presidente Cooper e os membros da direção do Tribunal, Fernando Borges e Benedito Zanella, acompanhados pela juíza Leandra Guimarães, pelo prefeito Carlos Pollo e pela advogada Dayana Sia, protagonizaram o gesto simbólico de desenlace da fita inaugural do prédio. Na sequência, a banda musical, formada por cerca de 15 músicos, tocou o hino de Pedreira. Ao lado do desembargador Lorival, da juíza Leandra, do prefeito e do presidente da OAB local, Luciano Teixeira, o presidente Cooper promoveu o descerramento da placa alusiva à inauguração.
A unidade judiciária foi instalada em 2008 e, após operar por um período na Praça Coronel João Pedro, estava funcionando na vara-mãe de Amparo até que um novo local fosse escolhido e as reformas, finalizadas. O presidente da subseção da OAB de Pedreira, Luciano Rodrigues Teixeira, em nome da advocacia da região, saudou e agradeceu a presença de todos os desembargadores e autoridades. "Hoje é um dia de vitória para a advocacia de Pedreira que tanto lutou pela instalação do Posto Avançado, especialmente o ex-presidente da OAB local Sérgio Roberto Ferreira da Silva Braga". Teixeira elencou as dificuldades encontradas para identificar um local adequado que atendesse aos critérios exigidos pelo TRT e elogiou o empenho da secretária de Negócios Jurídicos Dayana Sia e da juíza Leandra. "A advocacia de Pedreira e os jurisdicionados só têm a agradecer a extrema eficiência de todos os envolvidos para fazer jus à grandeza da Justiça do Trabalho", concluiu.
Citando os servidores do PA Marcos Antonio Mendes, Ana Beatriz Palanch, Marcos de Godoy e a diretora de Secretaria da VT de Amparo, Claudia Rocha, a juíza Leandra lembrou das antigas dependências do posto avançado e o longo processo na procura de um prédio que oferecesse condições de segurança, conforto e adequação aos servidores, juízes, advogados e jurisdicionados. "Assumimos a empreitada, com o respaldo da Presidência e da Corregedoria do Tribunal, da prefeitura e da subseção da OAB, todos imbuídos no propósito de aproximar os jurisdicionados da Justiça do Trabalho, concretizando assim, o princípio do acesso à Justiça. A materialização disto é este prédio tão belo e estruturado, que abriga com funcionalidade, o nosso posto avançado".
Ao discursar, o prefeito Carlos Pollo classificou a inauguração das novas instalações do Posto Avançado como um presente para a população do município, que completa 118 anos agora em outubro. "Trabalhamos para buscar o melhor para a cidade. O posto oferece a cada cidadão, trabalhador e empresário, um atendimento diferenciado, em um espaço bem pensado e desenvolvido pelo TRT. Hoje é primeiro de outubro, mês de aniversário de Pedreira. Estamos dando o primeiro presente para a cidade e fico feliz por poder participar desse momento".
Encerrando a cerimônia de inauguração, o presidente do TRT, Flavio Cooper, informou que o Tribunal estava às vésperas da eleição da nova administração. "Temos aqui o meu antecessor, Renato Buratto, além da minha presença como presidente temporariamente e o futuro do TRT poderá estar nas mãos de um ou mais desembargadores aqui reunidos". Cooper aproveitou para fazer uma homenagem ao desembargador Zanella, que foi juiz na Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Amparo em 1993 e à juíza Leandra. "O presente não é só o prédio para a cidade, mas a doutora Leandra, que já foi elogiada como uma das juízas mais produtivas de nossa região".
Dirigindo-se ao prefeito Pollo, o presidente do TRT agradeceu a sua generosidade, primeiro por "puxar as palmas" para a banda de música, demonstrando respeito a quem trabalha e, segundo, por alugar o imóvel e reformá-lo. Cooper disse também que se sentia muito orgulhoso pela doutora Dayana, que foi sua aluna em 2007 e hoje é secretária de Negócios Jurídicos de Pedreira. Ele a agradeceu pelos esforços empreendidos na realização do projeto do posto.
Cooper aproveitou ainda para fazer elogios e agradecer a atuação da diretora-geral Adriana Martorano Amaral Corchetti. "Adriana trabalha nos bastidores e tem um olhar clínico. Então o presidente pode ficar relaxado. Ela é o pivô do TRT e tudo o que acontece tem o trabalho competente e eficiente dela", salientou. Por fim, o presidente do TRT desejou à equipe de Pedreira "muitas felicidades, conciliação, produtividade e bom atendimento pela nossa querida Justiça do Trabalho".
Por Ana Claudia de Siqueira
- 39 visualizações