Presidente da 15ª entrega prêmio a 3º colocado em concurso de fotos promovido pelo TST

Conteúdo da Notícia

O trabalho premiado é de autoria do funcionário da
Petrobras Distribuidora Paulo Ricardo Rachel de Avelar

Por Ademar Lopes Junior

O presidente do TRT-15, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, entregou, na tarde desta sexta-feira, 17/1, o certificado e a placa alusiva ao concurso de fotos "Meu trabalho é legal", promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao vencedor do terceiro lugar, Paulo Ricardo Rachel de Avelar. A cerimônia informal, no Gabinete da Presidência, reuniu os desembargadores Gerson Lacerda Pistori, Tereza Aparecida Asta Gemignani, Maria Cristina Mattiolli, Antonia Regina Tancini Pestana, além dos juízes auxiliares da Presidência Jorge Luiz Costa e Flávio Landi, e da Vice-Presidência Judicial, Firmino Alves Lima. Também estavam presentes a juíza Marina Zerbinatti, a diretora-geral Adriana Martorano Amaral Corchetti, e a secretária-geral da Presidência substituta, Simone Moller Arruda, além de servidores.

O presidente Cooper elogiou a foto vencedora, que registra dois eletricistas fazendo reparos num poste de alta tensão. Segundo o desembargador, a foto premiada, em preto e branco, valoriza o tema "trabalho".

Para o autor da foto, que tem o "trabalho" como um de seus temas preferidos, a escolha não foi casual. Ele coleciona mais de 100 mil fotos, quase todas retratando trabalhadores e cenários urbanos. Paulo Avelar, autodidata, descobriu o hobby da fotografia após ganhar o terceiro lugar, em 2003, num concurso interno da Petrobras Distribuidora, empresa onde trabalha há quase trinta anos. De lá pra cá, vem participando de concursos no Brasil e no exterior, colecionando algumas premiações. O desafio atual, segundo ele, "é mudar a forma de fotografar, dominando a linguagem da foto contemporânea".

Paulo Avelar nasceu em 1960, na cidade do Rio de Janeiro, mas com 8 anos se mudou para Petrópolis, na serra fluminense. Em 1984, mudou-se para Recife, onde foi trabalhar. Funcionário da Petrobras Distribuidora há 27 anos, morou em diversas cidades, por causa de seu trabalho, como Recife, Natal, São Paulo, Curitiba e Campinas, onde vive desde 2005 com a mulher e os três filhos.

É graduado em engenharia eletrônica com dois MBAs complementando a formação acadêmica, Marketing (USP, 1988) e Gestão Empresarial (FGV, 2006). Até o ano passado, tudo o que ele sabia sobre fotografia ele aprendeu como autodidata em livros, revistas e na internet, inspirado pelo assunto depois que foi premiado com o terceiro lugar num concurso de fotografia promovido pela Petrobras, para os funcionários, em 2003. Antes disso a fotografia era uma prática restrita a viagens e eventos familiares.

Depois da primeira premiação, Avelar passou a estudar sobre fotografia e praticar, usando os concursos como um local para avaliar sua produção fotográfica. Dentre os temas preferidos, destacam-se a "cidade" e o "trabalho". Para Avelar, o urbano deve ser compreendido como a cidade com a movimentação de seus moradores. "Cidade sem gente é arquitetura", afirmou. Já o trabalho, ele entende como qualquer atividade onde o homem esteja produzindo. "Quando junto os dois temas, o homem trabalhando em meio à cidade fervilhando, me sinto especialmente gratificado", concluiu.

Avelar salientou que não trabalha profissionalmente com a fotografia, porém, nos últimos 15 meses, vem fazendo alguns cursos na tentativa de melhor traçar uma caminhada pela fotografia contemporânea. "Essa é uma etapa de grandes aprendizados que podem trazer grandes mudanças", disse.

Unidade Responsável:
Comunicação Social