Presidente do TRT e corregedor regional recebem a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TRT-RJ
O Centro Cultural do TRT-1, no Rio de Janeiro, foi palco na última sexta-feira, 21, da cerimônia de entrega da comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), que desde 2004 homenageia quem se destacou "por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho ou por relevantes serviços à cultura jurídica", conforme estabelece o regimento da Ordem. Entre as 48 personalidades agraciadas este ano estão os desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper (foto à esq.), presidente do TRT-15, e Eduardo Benedito de Oliveira Zanella (foto abaixo), corregedor regional. "Este é um momento emocional profundo, já que os meus anos de formação jurídica estão ligados ao TRT da 1ª Região, uma vez que meu pai [Gustavo Adolpho de Campos Cooper, que advogou por mais de 50 anos], eu e meu irmão [Fábio Allegretti Cooper, desembargador da 6ª Câmara do TRT-15] fomos advogados trabalhistas aqui no Rio de Janeiro. Foi minha escola. Tudo o que aprendi aqui levei para o meu Tribunal", expressou Cooper ao receber a medalha que eterniza a homenagem.
Logo no início da solenidade, o presidente do TRT-1, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, e a vice-presidente do Regional fluminense, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, eleita presidente para o biênio 2015-2017, entregaram a medalha post mortem concedida ao oficial de justiça Francisco Pereira Ladislau Neto, morto no último dia 11 de novembro quando cumpria uma diligência em Barra do Piraí, no sul fluminense. No momento da homenagem, todos os trezentos convidados aplaudiram de pé, e colegas de trabalho de Francisco entoaram em coro o nome do servidor. A medalha foi recebida pelo advogado Murillo Guzzo Fraga, amigo da família do oficial.
Além de magistrados e servidores, a lista de homenageados deste ano inclui membros do Ministério Público, autoridades do Poder Executivo, advogados, militares e integrantes da sociedade civil. Do Tribunal Superior do Trabalho (TST), receberam a medalha os ministros Augusto César Leite de Carvalho, Delaíde Alves Miranda Arantes e Douglas Alencar Rodrigues. O ministro Marco Aurélio Bellizze Oliveira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o juiz do trabalho Rubens Curado Silveira, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também foram agraciados. "Sou oriunda da advocacia e, há três anos e meio, desde que me tornei ministra, tenho procurado me aproximar da Magistratura, minha nova carreira. Ser prestigiada com essa comenda tem um duplo sentido: homenagem e reconhecimento. Eu me sinto muito agradecida e engrandecida pela outorga da medalha", afirmou na ocasião a ministra Delaíde.
Por Luiz Manoel Guimarães
Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRT da 1ª Região
- 9 visualizações