Princípios constitucionais são destaque da semana de formação inicial dos juízes substitutos

Conteúdo da Notícia

A Escola Judicial do TRT-15 deu início, na segunda-feira, 20/10, à sua 12ª Semana Temática da Formação Inicial dos Juízes do Trabalho Substitutos, sob o tema "Presença dos princípios constitucionais – Caminho para boas decisões". O evento, com duração de 33 horas aula, está reunindo, ao longo da semana, 54 juízes do trabalho em processo de vitaliciamento.

No primeiro dia da Semana Temática, os novos magistrados assistiram à palestra "Ética e Moral – conceitos fundamentais", coordenada pelo desembargador Fernando da Silva Borges e ministrada pelo filósofo Roberto Romano da Silva, professor doutor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No período da tarde, os trabalhos continuaram com uma mesa-redonda, formada pelos desembargadores Tereza Aparecida Asta Gemignani, atual vice-diretora da Escola Judicial, e do desembargador aposentado do TRT-15 José Antonio Pancotti e coordenada pelo diretor da Ejud, desembargador Samuel Hugo Lima. Em seguida, a palestra "O trabalho do juiz – as condições de produção da Justiça do Trabalho no Brasil", apresentada pelo juiz titular da 1ª VT de Piracicaba, Luís Rodrigo Fernandes Braga, e ministrada pelo professor Giovanni Antonio Pinto Alves, do Instituto de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp – campus Marília), fechou os trabalhos do dia.

Na terça-feira, os magistrados assistiram a duas palestras, sendo a primeira de manhã, ministrada pelo juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí, Jorge Luiz Souto Maior, e com apresentação do desembargador Samuel Hugo Lima, sob o tema "(Re)constituindo a Constituição", e a segunda, à tarde, denominada "A eficácia das ferramentas eletrônicas na execução trabalhista", com apresentação da vice-diretora da Escola, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, e ministrada pela juíza substituta e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Patrimonial do TRT-3 (MG), Anna Carolina Marques Gontijo.

O filme "As neves de Kilimanjaro" foi o tema do cine-debate que encerrou os trabalhos do dia, sob a coordenação do juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa, Ricardo Régis Laraia, com apresentação da juíza titular da VT de Tietê, Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan.

Na quarta-feira, os novos juízes participam de uma visita técnica à Usina São Martinho em Pradópolis (na região de Ribeirão Preto), coordenada pelo diretor da Escola, desembargador Samuel Hugo Lima. Na quinta-feira, os trabalhos da Semana contam com duas oficinas em que participam os novos magistrados e 19 juízes orientadores. Esses juízes desempenham o papel de avaliadores e colaboradores dos juízes em vitaliciamento, na elaboração de relatórios de desempenhos, tira-dúvidas, monitoria, avaliação de sentenças, entre outros. O juiz avaliador deve ser necessariamente de primeiro grau, com mínimo de cinco anos de trabalho no Tribunal e cada um pode atuar com, no máximo, três orientandos.

Na sexta-feira de manhã, a palestra "Reflexões acerca da visita técnica à Usina de São Martinho", apresentada pelo desembargador Lorival Ferreira dos Santos e ministrada pelo procurador do trabalho do município de Araraquara, Rafael de Araujo Gomes, encerra os trabalhos da Semana Temática, depois de um debate com os juízes.

Por Ademar Lopes Junior

Unidade Responsável:
Comunicação Social