Solenidade marca ratificação de posse de cinco desembargadores da 15ª
O TRT da 15ª Região realizou nesta quinta-feira, 23/10, a solenidade de ratificação de posse dos desembargadores João Batista Martins César, Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, Fábio Allegretti Cooper, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa e Edison dos Santos Pelegrini. Durante o evento, os magistrados assinaram o Termo de Posse, no Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado no primeiro andar do edifício-sede do Tribunal.
Compuseram a Mesa de Honra os presidentes dos TRTs da 1ª e 2ª Região (RJ e SP), Carlos Alberto Araújo Drummond e Silvia Regina Pondé Galvão Devonald; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Alessandro Tristão; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Catarina von Zuben; o procurador-seccional da União em Campinas, Thiago Simões Domeni; a defensora pública federal em Campinas, Fernanda Serrano Zanetti Nardo; o presidente da Subseção de Campinas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Daniel Blikstein; o juiz de direito da 9ª Vara Cível da Comarca de Campinas, Carlos Ortiz Gomes, que representou o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Jayme Martins de Oliveira Neto.
Os empossados João Batista Martins César, Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, Fábio Allegretti Cooper, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa e Edison dos Santos Pelegrini foram conduzidos ao Plenário, cada qual, respectivamente, pelos colegas desembargadores: Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, José Pitas, o presidente do TRT-15 Flavio Allegretti de Campos Cooper, Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira e Edmundo Fraga Lopes. Após a foto oficial, assinaram o Termo de Posse, acompanhados pelo presidente do TRT-15.
O desembargador Luiz Antonio Lazarim, da 9ª Câmara do Regional, falou brevemente da carreira dos novos desembargadores e saudou os empossados pela nova fase. "A posse dos novos desembargadores traz para nós essa alegria de ver renovar o Plenário, eles trazem oxigênio, mudanças. É a coisa mais gratificante no Tribunal".
Em seguida, o desembargador João Batista Martins César, representando os demais colegas empossados, agradeceu as palavras do desembargador Lazarim e afirmou a "indescritível emoção pela solenidade". O novo desembargador ressaltou a "gratidão aos juízes e funcionários do Tribunal, pois ninguém faz sucesso sozinho". Emocionado, contou que chegou ao Tribunal com o coração dividido entre a magistratura e o Ministério Público, mas ficou muito contente pelo modo como foi recebido. Ele afirmou ainda ser "uma honra integrar um dos Tribunais mais operantes do Brasil".
No encerramento, o presidente do TRT-15, Flavio Cooper, agradeceu a todos pela presença e citou qualidades dos novos desembargadores que o sensibilizam: "João Batista tem um entusiasmo jovial pelas causas sociais; Luiz Felipe Lobo é de uma inteligência amigável; Maria Inês Targa prima pela sensibilidade; Edison Pelegrini é um homem iluminado, afável e de bom senso; e me emociona muito, como presidente, poder empossar um irmão", ao se referir a Fábio Cooper. "É muito gostoso receber nossos colegas de extrema inteligência e vocação social", concluiu.
Sobre os novos desembargadores
O desembargador João Batista Martins César é natural de Sorocaba (SP) e formou-se em 1988 pela Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI. Ingressou no Ministério Público do Trabalho em 1998. De setembro de 2007 a setembro de 2009 atuou como coordenador da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (PRT-15) no município de Sorocaba. Tomou posse no dia 18 de abril de 2013 no TRT da 15ª Região em vaga reservada ao Ministério Público, no Quinto Constitucional. João Batista, que atuava até então na PRT-15, agora preside o Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil no TRT-15.
O desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Cândido Mendes, campus de Ipanema, no Rio de Janeiro. Em outubro de 1993, aprovado em concurso público, ingressou na Magistratura Trabalhista da 15ª Região, sendo promovido, em agosto do ano seguinte, a juiz titular da então Junta de Conciliação e Julgamento (nome como eram chamadas, à época, as atuais varas do trabalho) de Batatais. Comandou ainda as VTs de Tietê e Itu, antes de assumir a titularidade da 4ª VT de Campinas. A partir de agosto de 2000, atuou como substituto dos titulares da Corte. Lobo ainda integra o corpo docente da Escola Judicial do TRT-15. Promovido pelo critério de merecimento, foi empossado no dia 1º de outubro de 2013.
O desembargador Fábio Allegretti Cooper é natural do Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1983. Atuou como juiz substituto de 1991 a 1994, até se tornar titular da Vara do Trabalho de Andradina. Trabalhou na 3ª e na 6ª VT de Ribeirão Preto por 20 anos, antes de tomar posse como desembargador no TRT-15, em 2014, pelo critério de antiguidade.
O desembargador Edison dos Santos Pelegrini, natural de Manduri (SP), graduou-se na Faculdade de Direito de Bauru – Instituto Toledo de Ensino (ITE), em junho de 1989. Ingressou como juiz do trabalho substituto no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em 10 de maio de 1993. Em 11 de novembro de 1994 assumiu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Bauru. Atuou como juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa do TRT-15 de março a dezembro de 2008 e foi juiz auxiliar da Presidência entre 2008 a 2012. Foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento.
A desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, natural de Marília (SP), é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2008), mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Marília (1981). Juíza do Trabalho desde 1991, foi titular da 2ª Vara do Trabalho de Paulínia. Desde 1997, já atuava como juíza convocada no Tribunal. Foi promovida a desembargadora pelo critério de merecimento.
Os magistrados Fábio Allegretti Cooper, Edison dos Santos Pelegrini e Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa tomaram posse no dia cinco de junho de 2014, durante o 14º Congresso de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, em Paulínia.
- 107 visualizações