Tem início na Escola Judicial a primeira etapa do “Ciclo de atividades: Conciliação/Mediação”

Conteúdo da Notícia

 Por Ademar Lopes Junior

A Escola Judicial do TRT-15 deu início, nesta quinta-feira, 13/3, à primeira etapa do "Ciclo de atividades: Conciliação/Mediação", que tem por objetivo capacitar juízes de primeiro grau como multiplicadores de conhecimentos de técnicas de conciliação e mediação. A atividade, que se estende até esta sexta-feira, 14/3, é ministrada pelos juízes Kathleen Mecchi Zarins Stamato (titular da VT de São João da Boa Vista), Saint-Clair Lima e Silva (que atua em Jundiaí) e Amanda Barbosa (Ribeirão Preto), e conta com a participação de oito juízes, um de cada circunscrição em que se divide o Regional, convidados especialmente para esta primeira etapa por já terem atuado mais especificamente com a conciliação.

Ao longo deste ano, a Escola Judicial deverá ministrar o programa de formação de juízes em mais três etapas, com atividades dirigidas a todos os magistrados de primeiro grau. A iniciativa obedece a determinação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

A segunda etapa do ciclo deverá ocorrer em agosto, no módulo de ensino a distância, quando os juízes tutores vão ministrar aos magistrados de primeira instância o "curso de teoria geral do juízo conciliatório", de 40 horas, elaborado pela Enamat.

Na terceira etapa, os juízes Kathleen Stamato, Saint-Clair e Amanda Barbosa vão produzir um curso, a ser ministrado no módulo a distância, a todos os magistrados de primeiro grau da 15ª. Na quarta e última etapa do ciclo, todos os magistrados de primeiro grau serão convidados a participar de oficinas, em suas respectivas circunscrições.

Um celeiro de multiplicadores

De acordo com a juíza Kathleen Stamato, a experiência inédita na 15ª foi muito bem recebida pelos juízes que participaram desta primeira etapa do "Ciclo de atividades: Conciliação/Mediação". Ela afirmou que "não há a pretensão de ensinar nada de novo aos colegas, uma vez que todos já são entusiastas da conciliação, mas sim de estimular e motivar".

Para o juiz Saint-Clair, a importância deste ciclo é a "criação de uma cultura de conciliação na 15ª". Já para a juíza Amanda Barbosa, o objetivo é alcançar todos os magistrados para se conseguir "mais pacificação do que jurisdição".

Participaram da primeira etapa do ciclo os juízes:

Marcelo Garcia Nunes (titular da 4ª VT de São José dos Campos)

Scynthia Maria Sisti Tristão (titular da VT de Tanabi)

José Roberto Dantas Oliva (titular da 1ª VT de Presidente Prudente)

Mauro César Luna Rossi (titular da VT de Capão Bonito)

Júlio César Marin do Carmo (titular da 2ª VT de Jaú)

Adhemar Prisco da Cunha Neto (titular da VT de Araçatuba)

Laura Rodrigues Benda (que atua no FT de Campinas)

Unidade Responsável:
Comunicação Social