Tribunal recebe visita de estudantes de Ribeirão Preto e São Manuel

Conteúdo da Notícia

 Por Priscila Jordão

Cerca de 60 alunos de Direito da Universidade Paulista (UNIP) de Ribeirão Preto e da Faculdade Marechal Rondon (FMR), de São Manuel, visitaram na tarde desta quarta-feira (25/6) a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Os estudantes da UNIP vieram acompanhados dos professores Renato Henry Sant'Anna, que é o juiz titular da 1ª Vara do trabalho de Ribeirão Preto, e Luiz Vicente Ribeira Costa. Os alunos da FMR estavam com os professores José Julio Correa dos Santos e Tailisse Mara Munhoz Massad.

No Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar do edifício-sede do Tribunal, foi entregue aos alunos o material informativo sobre o Regional. Em seguida, foram recebidos pelos desembargadores Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Helcio Dantas Lobo Junior. Giordani ressaltou a importância da humanização perante o trabalhador. "Aqui é a casa do trabalhador. É a casa porque não tratamos só da pessoa em relação ao trabalho, mas também nos preocupamos com os problemas físicos e psíquicos que o trabalhador pode vir a ter. Quem quer lidar com direito do trabalho tem que pensar na pessoa humana". Já o desembargador Helcio, após dar as boas vindas aos estudantes, manifestou o desejo de que "essa vinda seja traduzida em algo positivo, que sirva de incentivo para que vocês venham exercer com muito empenho o caminho que escolherem".

Posteriormente o juiz auxiliar da Presidência da Corte, Flávio Landi, narrou um pouco da história da 15ª e sua importância para os jurisdicionados. Além disso, comentou sobre os julgamentos no Regional, especialmente da 3ª Seção de Dissídios Individuais (3ª SDI), e do Judiciário trabalhista como um todo. Landi disse que a Seção é interessante, porém complexa pelo fato de tratar de ações rescisórias. "Nós juízes costumamos brincar que mesmo após 10, 20 anos na magistratura, temos dificuldades em entender a ação pela complexidade de seus termos". Logo depois, os estudantes assistiram ao vídeo institucional do TRT, que resume a história da Corte e destaca seu papel na sociedade.

Antes de iniciar a sessão, a sub-secretária da 3ª SDI, Ednamara Aparecida Gonçalves Câmara, passou mais detalhes sobre o funcionamento da Especializada, explicando o que é uma ação rescisória e como tramita um processo judicial eletrônico (PJe-JT). A desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri, que presidiu regimentalmente a sessão de julgamentos, substituindo o vice-presidente administrativo, desembargador Fernando da Silva Borges, saudou os estudantes e lembrou a perda do jurista Amauri Mascaro Nascimento, que faleceu nesta terça-feira. "Estou muito triste. Todos estamos, porque a Justiça do Trabalho perdeu uma grande pessoa", e desejou que os alunos aproveitassem a oportunidade de visitar o Tribunal. Depois do intervalo para o café, os visitantes conheceram a Biblioteca do Regional, onde receberam informações sobre a consulta virtual do  acervo ali existente.

Encerrando a visita, os alunos foram recebidos pela vice-diretora da Escola Judicial, desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, nas dependências da Escola Judicial da Magistratura-EJUD. A magistrada  recomendou aos futuros bacharéis que nunca deixem de estudar. "É através do estudo constante que vocês conseguem se emancipar e acompanhar a evolução do Direito. Sem isso podem ser facilmente manipuláveis e se tornar massa de manobra.  E, principalmente, não sejam seduzidos por coisas fáceis, porque as conquistas importantes da vida são difíceis.O que a sociedade espera dos profissionais do Direito é que tenham massa crítica, para que possam questionar e refletir sobre as informações que chegam até vocês. Não abdiquem da consciência do que acontece no país, leiam sempre." A desembargadora Tereza Asta explanou ainda sobre a função de uma escola judicial, destacando que a justiça precisa de juízes que estejam sempre atualizados.

O juiz Renato Sant'Anna disse que a visita possibilita aos alunos a oportunidade de terem contato com ações e recursos aprendidos em sala de aula, "na realidade do Tribunal". O professor Vicente, da UNIP, destacou que "em primeiro lugar, a visita proporciona ao estudante conhecer uma estrutura que na maioria das vezes eles só conhecem por ouvirem dizer. Nunca estiveram num ambiente como este. Em segundo lugar, dá uma visão real da atividade jurídica, norteando e incentivando o acadêmico a buscar essa carreira jurídica dentro da magistratura".

Já a professora Taillisse Massad, que leciona direito processual, afirmou que "é muito importante esse contato, para que os alunos possam entender a dinâmica do processo, vivenciarem a prática, principalmente as imagens que ficam na memória para sempre".

Opiniões

Para Elaine, aluna da FMR, "a estrutura está sendo maravilhosa, para a amplitude de conhecimento, principalmente para mim, pois tenho pela área trabalhista um grande interesse". Para Jéssica, estudante da UNIP, a visita foi muito interessante, uma vez que ela já estagia com Direito do Trabalho. "Tenho muito contato com juízes de 1ª instância e aqui pude ter contato com os desembargadores, algo totalmente novo para mim."

Unidade Responsável:
Comunicação Social