TRT 15 inaugura novo prédio do Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Pedreira

Conteúdo da Notícia

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper,  inaugura o novo prédio do Posto Avançado (PA) da Justiça do Trabalho de Amparo em Pedreira, localizado na Rua XV de Novembro, 734. Também deverão comparecer à solenidade, prevista para começar às 11 horas, os desembargadores do TRT, Eduardo Benedito de Oliveira Zanella (corregedor regional), Renato Buratto e Samuel Hugo Lima (diretor da Escola Judicial); a juíza titular da Vara do Trabalho de Amparo, Leandra da Silva Guimarães; os presidentes das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pedreira, Amparo e Jaguariúna, respectivamente, Luciano Rodrigues Teixeira, Domingos Reinaldo Tacco e Gicélio Francisco da Silva Filho; o prefeito de Pedreira, Carlos Evandro Pollo;  e a secretária de Negócios Jurídicos também de Pedreira, Dayana Virginia Ferreira Alves Sia. 

  O imóvel, alugado e reformado pela Prefeitura de Pedreira, possui área construída de 608,60 metros quadrados, divididos em três pavimentos (subsolo, térreo e superior) e proporciona às pessoas com deficiência acesso adequado por meio de plataforma, além de oferecer sanitário também adaptado.   A unidade judicial foi instalada em 2008 e, após operar por um período na Praça Coronel João Pedro,  estava funcionando na vara-mãe de Amparo até que um novo local fosse escolhido e as reformas, finalizadas.

Histórico do município

Em 1885 o Coronel João Pedro de Godoy Moreira, proprietário de grandes terras às margens do Rio Jaguari, promoveu arruamento e loteamento de parte de suas terras para formação do povoado. Tendo o fundador vários filhos com nome de Pedro, ficou  conhecido por Pedreira.  A construção do ramal de Amparo, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, passando por Patrimônio, propiciou rápido povoamento, sendo aí instalado em 1890 um Distrito Policial e, no mesmo ano, o Distrito de Paz.

Após ter sido, a partir de 1890, distrito do município de Amparo, Pedreira foi elevada à categoria de vila em novembro de 1896, desmembrando-se de Amparo e constituindo-se Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 22 de novembro de 1896. A partir da Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906, Pedreira tornou-se cidade. De acordo com estimativa do IBGE para 2014, o município possui cerca de 45 mil habitantes.  Região geograficamente inadequada para o desenvolvimento da agricultura mecanizada, tem sua economia respaldada no setor industrial e na fabricação e comercialização de utilidades em porcelana. (Com informações do IBGE e do site da Prefeitura Municipal).

Por Priscila Jordão

Unidade Responsável:
Comunicação Social