TRT-15 inicia fóruns de discussão para elaboração do Plano Estratégico 2015-2019

Conteúdo da Notícia

 Por Ademar Lopes Junior, com informações da Assessoria de Planejamento Estratégico

Teve início nesta semana, nas Circunscrições de Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos, a primeira rodada dos fóruns de discussão, que visam à elaboração do plano estratégico do TRT-15 para o período de 2015 a 2019.

Os participantes – magistrados, servidores, colaboradores, advogados e membros do Ministério Público do Trabalho – apresentaram sugestões a partir da análise do mapa estratégico em vigor, resultando na construção coletiva das ideias representativas de cada circunscrição para a missão e a visão de futuro do plano estratégico em elaboração. A assessora de Planejamento Estratégico do Regional, Aurete Nicolodi Zurdo, afirmou que os fóruns "apresentaram resultados consistentes, comprovando a maturidade alcançada pelo trabalho realizado pelo Tribunal nos últimos anos".

Em Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, a desembargadora Maria Cristina Mattioli, que representou o Núcleo de Elaboração do Plano Estratégico 2015-2019 do TRT-15, promoveu a abertura dos fóruns, destacando a satisfação de compor o trabalho de elaboração em andamento, momento tão relevante para a inovação e modernização da gestão do TRT.

A abertura do fórum na cidade de São José dos Campos foi conduzida pelo juiz auxiliar da Vice-Corregedoria, Oséas Pereira Lopes Junior, também representante do Núcleo, que ressaltou a importância do processo participativo na elaboração do Plano.

Com pequenas diferenças, os participantes têm entendido que a missão do tribunal é ainda mais abrangente do que a estabelecida anteriormente, alterando o "realizar justiça" por "solucionar conflitos", expressão que, segundo o entendimento acordado nas reuniões, traz mais enfoque à conciliação, em consonância com as diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Plano Estratégico Nacional do Poder Judiciário, também em construção.

Na maioria dos fóruns, foi discutido o entendimento acerca da celeridade. É consenso a necessidade de manter o foco nesse quesito, ainda que o Tribunal tenha alcançado o êxito esperado no plano vigente, considerada, como de dois anos, a razoável duração do processo.

Fóruns terão continuidade na próxima semana

Na próxima semana, serão realizados os fóruns nas Circunscrições de Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba e Campinas. No dia 24 deste mês, a reunião do Núcleo, na Presidência do Tribunal, conciliará todas as propostas apresentadas, garantindo a representatividade de todas as regiões do estado no plano institucional.

No mês de março, já definidas e validadas a missão e a visão, serão realizados novos fóruns nas circunscrições para coletar as sugestões dos atributos de valor e objetivos estratégicos que deverão compor o mapa estratégico do plano em elaboração.

O conceito de missão e visão definidos durante os fóruns

Araçatuba

Missão: "Solucionar os conflitos nas relações de trabalho, assim contribuindo para a paz social." Visão de Futuro: "Aprimorar a qualidade do atendimento."

São José do Rio Preto

Missão: "Solucionar conflitos individuais e coletivos, nas relações de trabalho." Visão de Futuro: "Ser reconhecida como instituição que presta serviço jurisdicional de qualidade."

Ribeirão Preto

Missão: "Solucionar conflitos nas relações de trabalho." Visão de Futuro: "Ampliar a eficiência e aprimorar o atendimento ao cidadão."

São José dos Campos

Missão: "Promover e concretizar justiça, solucionando conflitos nas relações de trabalho." Visão de Futuro: "Consolidar-se como Tribunal que atua com celeridade e qualidade."

Unidade Responsável:
Comunicação Social