TRT da 15ª Região elege nova direção nesta quinta-feira, dia 2/10

Conteúdo da Notícia

Reunidos no Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado no 1º andar do edifício-sede, os 50 desembargadores que atualmente compõem o TRT da 15ª Região devem eleger em sessão administrativa nesta quinta-feira (2/10), às 14 horas, os magistrados que comandarão, nos próximos dois anos, os destinos do segundo maior Regional Trabalhista do País, em estrutura e em movimentação processual. Além dos cargos de presidente, vice-presidente administrativo, vice-presidente judicial, corregedor regional e vice-corregedor regional, diretor e vice-diretor da Escola Judicial, pela primeira vez o TRT terá eleição para ouvidor e vice-ouvidor.

Os nomes dos futuros dirigentes da Corte serão anunciados pelo presidente do Tribunal, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, que conduzirá o processo eleitoral. Os nove novos dirigentes do Regional tomarão posse em seus cargos no próximo dia 5 de dezembro.

Sobre o TRT da 15ª Região

O TRT da 15ª Região possui 153 varas do trabalho, nove postos avançados, além de duas varas itinerantes. Na 2ª instância são seis Turmas (divididas em 11 Câmaras), Seção Especializada em Dissídios Coletivos, três Seções Especializadas em Dissídios Individuais e o Órgão Especial. O Regional Trabalhista é composto por 55 desembargadores, dos quais cinco cargos encontram-se vagos atualmente. A jurisdição do Regional atinge 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do estado, onde reside uma população superior a 21 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do País. Segundo o relatório Justiça em Números 2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TRT-15 obteve 100% de eficiência, de acordo com o Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus). O Tribunal recebeu um total de 467.059 casos novos em 2013, 3,4% a mais do que no ano anterior e julgou 485.458 processos, o que representa um aumento de 5,5% com relação a 2012. Quanto ao número de processos baixados – 531.606 em 2013 – o índice é 14,4% maior do que no ano anterior. A performance do TRT-15 está acima da média nacional da Justiça do Trabalho (2,4% para casos novos e 6,6% para processos baixados).

Por Ana Claudia de Siqueira

Unidade Responsável:
Comunicação Social