TRT firma convênio para desconto em folha de doações de servidores e magistrados ao Centro Corsini

Conteúdo da Notícia

 Por Patrícia Campos de Sousa

O TRT da 15ª Região firmou nesta quarta-feira (19/3) um convênio com o Centro de Controle e Investigação Imunológica Dr. Antonio Carlos Corsini para consignação facultativa, em folha de pagamento gerada pelo Tribunal, de doações mensais de magistrados e servidores, ativos e inativos, em benefício dessa importante instituição beneficente campineira, especializada no tratamento da Aids. A parceria, que abarca também os funcionários comissionados, em exercício provisório ou em atividade no Regional em decorrência de cessão ou remoção, bem como os pensionistas estatutários, está alinhada com o Plano Estratégico do Tribunal 2010-2014, mais especificamente com o objetivo estratégico de fomentar ações de responsabilidade social e ambiental.

O convênio foi assinado pelo presidente da Corte, desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, e pelo presidente do Centro Corsini, Luís Roberto Bessi Antunes, no gabinete da Presidência do regional trabalhista, em Campinas. O objetivo é ampliar e facilitar as contribuições mensais à entidade, de caráter beneficente e sem fins lucrativos. Pelos termos do convênio, caberá ao Tribunal proceder aos descontos dos valores doados na remuneração, provento ou pensão do magistrado ou servidor, em favor da instituição. A consignação em folha de pagamento, contudo, não implica corresponsabilidade do Tribunal por dívida ou compromisso pecuniário assumido pelo doador. Os interessados devem protocolar, na Diretoria-Geral do TRT, um requerimento com os dados pessoais e o valor mensal com que desejam contribuir.

A cerimônia informal foi prestigiada também pela gestora do Centro, Adriana Rossi; pela diretora-geral do TRT, Adriana Martorano Amaral Corchetti; pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Eduardo Almeida; pelo juiz Jorge Luiz Costa, magistrado auxiliar da Presidência; e pela juíza Antonia Rita Bonardo. A magistrada e seu colega Ricardo Regis Laraia, juiz auxiliar da Vice-Presidência Administrativa do Tribunal, trabalham como voluntários no apoio a cerca de vinte crianças e adolescentes abrigadas no Corsini e tiveram importante papel na concretização da parceria firmada. Em agradecimento pela acolhida da proposta, Antonia Rita presenteou o presidente da Corte com um camiseta do projeto "Amigo Irmão, dando uma força para o Corsini". Segundo ela, "tem muita gente querendo ajudar e não sabe como".

"Assinar um convênio como este, de proteção às pessoas vulneráveis, é algo que me faz muito feliz", afirmou Flavio Cooper, ressaltando a importância do trabalho voluntário e de a 15ª fazer algo coletivamente em favor de quem precisa. "Estou torcendo para que a iniciativa possa sensibilizar os cerca de 4 mil servidores e 420 magistrados do Regional. Temos aqui um potencial de ajuda muito grande", concluiu o presidente do Regional, prometendo fazer uma visita à instituição assim que possível.

Referência nacional e internacional

Especializado no tratamento integral e holístico de pacientes com Aids, o Centro Corsini iniciou suas atividades em agosto de 1986, a partir dos esforços da doutora Silvia Brandão Bellucci. A instituição homenageia o imunologista Antonio Carlos Corsini, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) falecido em 1983 e que atuou como orientador da doutora Silvia em suas pesquisas iniciais sobre o vírus HIV, transmissor da Aids.

Já nos primeiros anos de existência, o Corsini transformou-se em referência nacional nas questões relacionadas à Aids e um marco importante no enfrentamento da epidemia da doença em Campinas e região. Hoje o Centro se destaca também no atendimento de portadores de hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Além do acompanhamento médico, a instituição oferece aos pacientes assistência odontológica e atendimento psicossocial e espiritual. Desde 1994, conta também com uma Unidade de Apoio Infantil, para abrigar crianças e adolescentes afetados pela Aids ou com outras enfermidades especiais e que foram destituídos de suas famílias pela orfandade propriamente dita ou por incapacidade de seus familiares em proverem os cuidados de que necessitavam.

Referência nacional e internacional em sua área de atuação, o Centro Corsini contribui para a formação de centenas de profissionais de todas as áreas e constitui-se em modelo para a criação de outras organizações não governamentais em Campinas e base para a implantação do Programa Municipal de Doenças Socialmente Transmissíveis (DST). Com cerca de 7 mil usuários cadastrados, realiza, atualmente, cerca de 11 mil atendimentos anuais, incluindo exames diagnósticos, atendimento multidisciplinar e ações para o fortalecimento individual e familiar visando à inclusão social.

Com o falecimento da doutora Silvia Bellucci, em dezembro de 2012, a instituição passou a ser presidida por Luís Roberto Antunes, que tem se dedicado a uma vigorosa campanha para a arrecadação de fundos necessários à continuação do trabalho realizado pela entidade, que completa 28 anos em agosto.

Unidade Responsável:
Comunicação Social