Vice-corregedor da 15ª, des. José Pitas, visita Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

Conteúdo da Notícia

 Por Patrícia Campos de Sousa

Durante o período em que presidiu a correição ordinária no Fórum Trabalhista de São José dos Campos, realizada entre os dias 22 e 25 de abril, o desembargador José Pitas, vice-corregedor e ouvidor do TRT, visitou, no dia 24, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), instituição do Comando da Aeronáutica responsável por planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades científicas e tecnológicas no setor aeroespacial.

O desembargador, que estava acompanhado dos juízes Marcelo Garcia Nunes, titular da 4ª Vara do Trabalho (VT) de São José, e Rogério Princivalli da Costa Campos, juiz substituto fixo da 3ª VT local, e do agente de segurança Paulo de Oliveira, foi recebido pelo brigadeiro engenheiro Ronaldo Yuan, chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, e pelo assessor jurídico da instituição, José Carlos de Almeida Souza.

Além do DCTA, os visitantes conheceram o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior do Comando da Aeronáutica, que oferece cursos de graduação e pós-graduação nas diversas áreas de engenharia, onde foram recepcionados pelo vice-reitor, o professor doutor Fernando Toshinori Sakane. De lá seguiram para o Memorial da Aeronáutica Brasileira, cujas instalações foram apresentadas pelo coronel aviador da reserva remunerada Newton Motta de Andrade Filho, chefe de gabinete do diretor-geral do DCTA, tenente-brigadeiro do ar Alvani Adão dos Santos. Entre outras peças e projetos históricos, o Memorial exibe o projeto da fabricação do etanol como combustível.

A visita foi encerrada com um passeio pela Vila Militar de São José dos Campos, onde vivem cerca de 14 mil pessoas, entre alunos, professores, militares e trabalhadores terceirizados.

Outras visitas

Ainda no dia 24, o desembargador Pitas, na qualidade de ouvidor, recebeu, no Fórum Trabalhista de São José dos Campos, os conselheiros tutelares Ubiratan Neves Fazendeiro e Sílvia da Silva Bispo, respectivamente dos Conselhos Tutelares do Centro e do Sul do município. Do encontro participou também a juíza titular da 3ª VT e diretora do Fórum, Antonia Sant'Anna. Segundo informaram a juíza e os conselheiros, São José não enfrenta casos de trabalho infantil, situação atribuída ao trabalho sério que vem sendo realizado historicamente na cidade para coibir esse tipo de mazela social. Entre outros, foi destacado o trabalho realizado pela Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), para profissionalização de menores, a partir de convênio firmado com grandes empresas.

A correição no Fórum Trabalhista, iniciada no dia 22, foi encerrada na sexta-feira, 25, com uma reunião com os magistrados.

Unidade Responsável:
Comunicação Social