9ª Câmara julga 100 processos por webconfêrencia em uma só sessão
Foi realizado na tarde desta terça-feira (6/10) o julgamento de 100 processos a distância com a utilização da tecnologia Adobe Connect: Sistema de Webconferência. De Paulínia, a juíza convocada para substituir no Tribunal Cristiane Montenegro Rondelli (2ª VT de Americana) pôde apresentar seu relatório e assistir, no monitor do seu computador, à leitura dos votos de integrantes da 9ª Câmara do Tribunal, reunidos em sessão no edifício-sede da Corte, em Campinas, interagindo plenamente com os colegas.
A novidade desta sessão foi que nunca haviam sido julgadas tantas ações por intermédio do Adobe Connect, já que, em média, são julgados dois processos por sessão utilizando a tecnologia de julgamento à distância (JADI). Na pauta da tarde, foram 100 processos via internet, com seis sustentações orais, além de outros 200 julgados presencialmente.
A tecnologia empregada permite que os magistrados que atuam nas Câmaras do Tribunal possam, em caso de necessidade, participar virtualmente das sessões, realizando todos os atos do julgamento, inclusive assinar o voto, por meio da certificação digital, independente de onde se encontrem. A iniciativa é fruto do trabalho da Comissão de Informática do TRT, presidida pelo desembargador Luiz Antonio Lazarim, e das equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e do Serviço de Comunicação Social do Tribunal.
Estavam presentes na sessão os desembargadores da 9ª Câmara Luiz Antonio Lazarim (presidente), Thelma Helena Monteiro de Toledo Vieira e Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, além dos juízes convocados Sérgio Milito Barêa (VT de Taquaritinga) e Rita de Cássia Scagliusi do Carmo (10ª VT de Campinas). As atividades foram acompanhadas pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT, Herbert Wittmann. O desembargador Lazarim parabenizou a todos pelo êxito da transmissão.
- 7 visualizações