AMATRA XV promove Culminâncias do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” na região de Campinas

Conteúdo da Notícia

Mais de 1300 pessoas, entre alunos, professores e magistrados, prestigiaram as Culminâncias do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania", nos meses de outubro e novembro, nas cidades de Campinas, Indaiatuba e Valinhos.

O Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania" é uma iniciativa de construção de cidadania encabeçado pela ANAMATRA e atualmente desenvolvido no âmbito da jurisdição da Justiça do Trabalho da 15ª Região pela AMATRA XV, com apoio institucional do TRT-15. Por meio do programa, magistrados, professores e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Ética, Cidadania e Direito Previdenciário por meio do INSS, nas escolas públicas, de forma a promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos.

A Culminância é a última fase do programa, com a apresentação dos trabalhos artísticos dos alunos mostrando o que aprenderam com o programa desenvolvido. Veja como foram os eventos:

29 de outubro – Culminância na Cidade de Campinas

O evento teve início com o acolhimento dos convidados, onde foram expostos os trabalhos artísticos realizados pelos próprios alunos. Em seguida foi composta a mesa de honra para a solenidade de abertura. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado em uníssono pelos mais de mil participantes em uma demonstração emocionante de patriotismo, houve os pronunciamentos do Desembargador Henrique Damiano, do Desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, da Senhora Solange Villon Kohn Pelicer e da Doutora Cristiane Montenegro Rondelli.

Além da exposição dos trabalhos dos alunos no espaço do evento, a programação contou também com uma leitura dramática feita pela atriz Erika Cunha, que interpretou trechos das redações vencedoras do Concurso de Redações, com o tema: "Retratos da Vida: O trabalho justo e cidadão".

Na sequência foram anunciados os vencedores do Concurso de Redação e do Concurso de Fotografias, os alunos vencedores subiram ao palco para receber os smartphones, entregues pelos magistrados e autoridades presentes no evento, no total foram 20 alunos contemplados com o prêmio.

Em seguida houve o sorteio de 6 tablets para os professores e escolas que participaram do Programa TJC.

Ao final do evento, uma grande surpresa foi preparada. Ao som da música "Trabalhador" do cantor Seu Jorge, os alunos iniciaram um "flash mob", modalidade de apresentação de dança inesperada e ensaiada que surpreende o restante do público. Pouco a pouco, todos os alunos e professores começaram a dançar em sincronia em meio à plateia, que entusiasmada também se arriscou a acompanhar os passos de dança, culminando em uma apresentação extraordinária.

17 de novembro – Culminância na Cidade de Indaiatuba

Cerca de 100 pessoas prestigiaram a culminância do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania", que aconteceu, na Câmara Municipal de Indaiatuba.

Após a cerimônia de abertura, a Coordenadora do TJC na 15ª Região, o Presidente da AMATRA XV, o Presidente do TRT-15, a Secretaria de Educação e o Prefeito de Indaiatuba, entregaram as placas de participação do programa TJC aos Professores representantes de cada escola.

A Escola EMEB Profª Áurea Moreira da Costa foi a primeira a se apresentar, com uma paródia "Brincar de ser feliz", na sequência foi apresentado um vídeo de agradecimento com os alunos da escola contando o que aprenderam com o programa. Em seguida a Escola EMEB Leonel José Vitorino Ribeiro apresentou um poema com o tema "Trabalhador", seguido de um vídeo feito pelos alunos, no final da apresentação, a escola apresentou um Coral com alunos coordenado pelo Professor Wilson Brizola Fabro.

Na cerimônia de encerramento do evento, numa parceria com a Secretária Municipal de Cultura, apresentaram a Orquestra de Viola Caipira, coordenada pelo Senhor José Murilo e seus violeiros.

24 de novembro – Culminância da Cidade de Valinhos

Em Valinhos a Culminância aconteceu na Escola Municipal Cecília Meireles, com a presença de mais de 220 pessoas. Alunos e professores de 4 escolas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) se apresentaram através de coral, teatro, jogral e vídeos.

A primeira escola a se apresentar foi a EMEB Governador Orestes Quércia com o a apresentação em vídeo do Teatro: "Direito do trabalho direcionado ao adolescente".

Na sequência, a escola anfitriã, EMEB Cecília Meireles, se apresentou com a "Poesia sobre salário"; o jogral: "Direitos da Criança"; finalizando com a "Música Operários".

Em seguida aconteceu a apresentação da Escola EMEB Antônio Perseghetti, em formato de Vídeo, com o título: "Estou fazendo a minha parte".

Finalizando as apresentações da noite, a Escola EMEB Horácio De Salles Cunha apresentou o Jogral: "A lei da escravização e a escravidão".

Na ocasião os representantes das escolas receberam uma placa de homenagem das autoridades presentes.

Resumo do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania não Região de Campinas

No 1º semestre foram realizadas as Capacitação dos Professores, o evento tem como objetivo formar agentes multiplicadores, a fim de poderem trabalhar com os alunos dentro da própria sala de aula. Foram também disponibilizadas aos alunos e professores as cartilhas: "Trabalhador em Quadrinhos", "Trabalho Seguro e Saudável", "Direito Internacional em Português", "O que você tem a ver com a corrupção?" e "Trabalho infantil - 50 perguntas e respostas", a fim de complementar o aprendizado.

No decorrer do ano aconteceram as visitas dos magistrados e de representantes do SEBRAE e INSS, nas escolas públicas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) para que através de palestras, pudessem sanar as dúvidas dos alunos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social