Cerca de 25 magistrados participam de oficina de Formação Inicial
Por Camila Yano
Começou nesta quarta-feira (21/10), a 2ª Oficina de Formação Inicial dos juízes do trabalho substitutos, realizado no auditório da Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Cerca de 25 juízes participam do curso, que dura até sexta-feira (23) e tem como disciplina principal a efetividade da execução trabalhista.
Na manhã de quarta, os magistrados foram recebidos pelos desembargadores Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e Manoel Carlos Toledo Filho, diretor e vice-diretor da Ejud, respectivamente, e também pelo juiz titular da 2ª VT de Limeira e presidente da Amatra XV, Luís Rodrigo Fernandes Braga. Após a abertura, o desembargador Giordani apresentou a palestrante do dia, a juíza titular da VT de Orlândia e da Coordenadoria de Gestão Compartilhada de Ribeirão Preto, Márcia Cristina Sampaio Mendes.
Ao longo do dia, a juíza fez uma exposição sobre pesquisa e blindagem patrimonial, além de estudo de casos sobre o assunto. O curso tem duração de três dias, das 9h às 17h30, e contará com as exposições de Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues (quinta-feira), juíza titular da VT de Sumaré, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa (sexta-feira), desembargadora da 15ª Região. Ainda na sexta-feira, os juízes assistirão a uma palestra sobre ética como base da relação educativa, ministrada por Claudio João Paulo Saltini, psicólogo, psicanalista e professor da Unicamp.
Os juízes, ao longo dos dois anos em que estão passando pelo processo de vitaliciamento, participam a cada seis meses de uma inserção, com palestras e exposições sobre assuntos do dia a dia da Justiça do Trabalho. A cada três meses, eles também permanecem uma semana em uma vara do trabalho, onde são supervisionados por um orientador.
- 2 visualizações