Concluída a 2ª edição do curso para formação de mediadores judiciais
Foi encerrada nesta sexta-feira (6/2) a segunda edição do Curso de Mediação Judicial do TRT-15, ministrado a 16 servidores envolvidos com o Centro Integrado de Conciliação (CIC) do 2º grau e com os CICs que estão sendo instalados nas sedes das oito circunscrições do Regional. Também participaram as diretoras dos Fóruns Trabalhistas de Campinas e Americana, juízas Ana Cláudia Torres Vianna e Cristiane Montenegro Rondelli, que deverão atuar, futuramente, como multiplicadoras do conteúdo lecionado, definido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Promovido pela Escola Judicial da Corte e ministrado pela equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), o curso, de 40 horas-aula, visa à formação de mediadores para atuar em colaboração com magistrados na busca de acordos satisfatórios às partes. A iniciativa vem ao encontro do estabelecido na Resolução nº 125/2010 do CNJ, que dispõe sobre a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. A primeira edição do curso foi realizada entre os dias 23 e 27 de fevereiro.
O curso foi ministrado pelas mediadoras Ana Cristina de Magalhães, instrutora certificada pelo CNJ e professora da Escola Paulista da Magistratura, e Maria Auxiliadora Lima Serafim, psicóloga e servidora do Nupemec, e incluiu aulas expositivas, exibição de vídeos e dinâmicas de grupo abordando temas como a moderna teoria do conflito, o panorama da mediação, teoria dos jogos, a Resolução 125 do CNJ e linhas básicas de um código de ética. Posteriormente, os alunos deverão participar de sessões de mediação, sob a orientação da desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, coordenadora do CIC de 2º grau.
Por Patrícia Campos de Sousa
- 5 visualizações