Concluído curso de formação de diretores de secretaria de vara do trabalho

Conteúdo da Notícia

A Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-15 divulgou nesta quarta-feira, 11/2, o "ranking" de 69 servidores" que concluíram o curso de Formação de Novos Gestores, realizado em duas fases, sendo uma virtual (no período de 15 de setembro a 2 de novembro de 2014) e outra presencial (de 17 a 19 de novembro de 2014). O curso, idealizado pela Corregedoria do TRT-15, foi implementado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio de sua Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas. Veja aqui a lista completa dos participantes, por ordem alfabética.

A solenidade, realizada no Gabinete da Presidência do Tribunal, reuniu, além do presidente do TRT, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o vice-presidente administrativo, desembargador Henrique Damiano, e os desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, Luiz Roberto Nunes, Edmundo Fraga Lopes, Samuel Hugo Lima e Edison dos Santos Pelegrini. Participaram ainda o juiz auxiliar da Presidência, Levi Rosa Tomé, a juíza Ana Cláudia Torres Vianna, titular da 6ª VT de Campinas e diretora do Fórum Trabalhista, e a juíza Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, titular da 10ª VT de Campinas. Todos os três atuaram no curso como avaliadores de dinâmica.

Prestigiaram também o evento, dentre outros servidores, o secretário-geral da Presidência, Evandro Luiz Michelon, o diretor-geral, Paulo Eduardo de Almeida, a secretária da Administração, Adriana Martorano Amaral Corchetti, o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, e o secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim.

A servidora Liz Laine Cazalli Xavier de Souza, primeira colocada entre os servidores que concluíram o curso, representou os colegas, num discurso emocionado que impressionou os presentes. Lotada na Vara do Trabalho de Lorena desde 2005, quando tomou posse com apenas 21 anos (nem havia terminado o curso de Direito na Unisal de Lorena), a partir de agosto do ano passado passou a substituir na direção da secretaria e, em dezembro, tornou-se a diretora da VT. Segundo ela afirmou, o amor pela Justiça do Trabalho veio aos poucos e, a partir de 2009, quando se tornou assistente da diretora da VT, ela passou a "sonhar com uma futura 2ª VT em Lorena". Com o curso, no entanto, Liz Laine se animou e, com uma oportunidade que se apresentou na própria vara onde trabalhava, concretizou o sonho, com base nos ensinamentos do curso que, segundo ela, "superou todas as expectativas".

Para o analista judiciário Jovane Coelho Ventura, servidor desde 2012 e lotado na 11ª VT de Campinas, o curso também trouxe novos conhecimentos, porém, ele ainda não se sente seguro em assumir o cargo de diretor de uma VT. Convidado já por duas vezes, ele preferiu investir um pouco mais em capacitação na própria secretaria, onde trabalha como calculista, antes de dar um passo maior na carreira. Com o incentivo do diretor Gilberto Zen, que também é um dos avaliadores de dinâmica do curso, Jovane está atuando em várias frentes, especialmente com processos em fase de execução.

O secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, elogiou a primeira iniciativa do TRT-15 no sentido de preparar servidores para assumirem a direção de varas do trabalho, e falou que é "gratificante a validação desse trabalho feito a muitas mãos, sob a orientação da Secretaria de Gestão de Pessoas".

O desembargador Zanella, idealizador do curso ainda quando atuava como corregedor regional, afirmou que percebeu a necessidade dessa capacitação visitando as varas do trabalho. Segundo ele, o Tribunal deve continuar seguindo na preparação de outros servidores para assumirem direção de gabinetes e secretarias.

O desembargador Zanella destacou que o Tribunal deve continuar seguindo na preparação de outros servidores para assumirem direção de gabinetes e secretarias

O presidente do Regional, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, parabenizou a Corregedoria pela idealização do curso, principalmente pelo fato de ultrapassar seu papel original de fiscalizar e corrigir. O presidente afirmou que o Tribunal "tem que realizar um trabalho institucional de valorização dos servidores".

Magistrados que atuaram como avaliadores na dinâmica:

Levi Rosa Tomé

Oséas Pereira Lopes Junior

Ana Cláudia Torres Vianna

Rita de Cassia Scagliusi do Carmo

Diretores de Secretaria de VTs que também foram avaliadores na dinâmica:

Gilberto Zen

Márcia Regina de Lima Ribeiro

Mary Lea Paulino Gonçales

Ricardo Santos Pugliese

Sandra Cristina Ribeiro

Viviana Xavier Geraldo Sardin

A servidora Liz Laine (à dir.) conclamou em seu discurso " que o "estilo TRT-15 de ser" seja orgulho de todos nós"

O texto da servidora na íntegra:

"É com imenso prazer que represento os colegas participantes da primeira edição do curso de Formação de Novos Gestores. Tal curso representa a tendência desta Casa de valorizar seu bem mais precioso: gente!

Lembro-me de quando ingressei no Tribunal há pouco mais de dez anos e, sem a menor ideia do que faria, cheguei até à Vara do Trabalho de Lorena, e os colegas foram me explicando o trabalho e até explicando quando era o pagamento e quais seriam meus direitos. Hoje, vejo novos colegas chegando e participando do curso de integração, cursos a distância de capacitação, dentre outras iniciativas que só enobrecem o trabalho e o trabalhar nesta Casa.

Ao se preocupar com a capacitação de possíveis gestores, focando no desenvolvimento das necessárias competências comportamentais, em especial as relacionais, nosso Tribunal avança ainda mais administrativamente e nós, servidores, ganhamos em valorização.

Sim, valorização! Ao sermos presenteados por esta iniciativa nos sentimos reconhecidos e, ao mesmo tempo, responsáveis por nos empenhar mais para sermos capazes de desempenhar bem o papel de gestores que se preocupam com sua equipe, trabalham com e por ela, para que este TRT continue a se destacar no cenário nacional, alcançando suas metas, objetivos e sendo cada vez mais humano.

Afinal, para ser gestor não basta conhecimento técnico. É preciso gostar de gente, de se relacionar, de aprender a extrair o melhor de cada um, administrar as vaidades próprias e alheias, em prol do nosso objetivo maior que é prestar um serviço de qualidade à população, exercendo Justiça.

Só temos a agradecer ao Tribunal, à Equipe de Capacitação e à Diretoria de Pessoal que se empenharam e fizeram com que o curso oferecido superasse todas as expectativas.

Alguns saíram com a convicção de que podem ser bons gestores, outros com a plena convicção de que não querem esse cargo jamais. Mas, de qualquer maneira, nos desafiou e abriu horizontes!

Que a capacitação e a valorização dos servidores continue, seja contínua e que o "estilo TRT-15 de ser" seja orgulho de todos nós.

Por Ademar Lopes Junior

 

Unidade Responsável:
Comunicação Social