Concurso da Magistratura: 1ª etapa recebe mais de 3,7 mil candidatos e número de vagas vai aumentar
Por João Augusto Germer Britto
Aproximadamente 3700 candidatos compareceram à 1ª Etapa do Concurso para ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª Região, na manhã deste domingo (27/09) em Campinas.
O presidente Lorival Ferreira dos Santos acompanhou os trabalhos de organização e aplicação da prova, que nesta edição ficaram sob responsabilidade exclusiva da Fundação Carlos Chagas. Estiveram presentes também os dois outros integrantes da Comissão do Concurso, o desembargador Henrique Damiano (vice-presidente administrativo) e o advogado Sérgio Carvalho de Aguiar Vallim Filho, além da equipe de servidores da Gestão de Pessoas da 15ª que atuará nas próximas etapas do evento.
O desembargador Lorival acredita que o certame deve oferecer, até o seu final - em meados do ano que vem – no mínimo mais de 10 vagas adicionais além daquelas anunciadas em Edital : "O concurso vai servir à demanda existente para provimento de cargos, embora talvez não seja suficiente. É preciso lembrar que nosso Tribunal é grande, tem 153 Varas do Trabalho, 10 Postos Avançados e 2 Varas itinerantes; existe um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados criando mais 33 Varas; mas ajudará bastante".
O presidente do TRT15 não se surpreendeu com o grande número de candidatos inscritos e efetivamente presentes à prova: "Está adequado aos dias atuais. Quando entrei na magistratura, há 29 anos, havia mais de três mil candidatos também. Hoje as carreiras jurídicas são procuradas, existe uma crise econômica e muitas pessoas alimentam o sonho de ser um magistrado do trabalho".
Nos próximos dias 1 e 2 de outubro, os candidatos poderão solicitar vista das provas e de suas fichas de questões; nos dias 5 e 6, será o prazo para apresentação, pelos interessados, de recursos contra os gabaritos, os quais serão publicados nesta quarta-feira (30/09). Todos os procedimentos devem observar o que disposto em Edital.
- 12 visualizações