Confira locais e datas em que haverá expediente reduzido para curso de aprimoramento do PJe
Apenas as audiências previamente agendadas serão realizadas no período
Por Ana Claudia de Siqueira
Depois de consolidada a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em toda a sua jurisdição, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas (SP), inicia um amplo processo de reciclagem das unidades judiciárias de 1ª instância, com o projeto de formação continuada de juízes e servidores, promovido em conjunto pela Presidência, Corregedoria Regional e Escola Judicial da Corte.
Para possibilitar uma total e completa imersão no sistema, o curso de aprimoramento do PJe irá envolver todos os integrantes de 1º Grau, cumprindo um calendário intenso e gradativo nos próximos meses. Por conta disso, não haverá qualquer tipo de atendimento nas unidades nos dias de treinamento, com exceção das audiências que foram previamente agendadas para o período.
Para a consecução do projeto, foram treinados formadores, que visitarão as unidades de 1º grau. "As formadores foram capacitados pela Escola Judicial, por servidores e juízes especialistas em cada matéria de atuação, preparando-os para transmitir um aprendizado enriquecedor aos demais servidores e juízes, lotados nas unidades de primeira instância", explica o diretor da EJud, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani.
Para a primeira semana de maio, já estão agendados os treinamentos nas unidades judiciárias de Cruzeiro, Hortolândia, Lorena, José Bonifácio, Lins, Sumaré, Aparecida, Penápolis, Campos do Jordão, Americana, Araçatuba e Pindamonhangaba. Confira datas e locais em que haverá suspensão de atendimento em virtude do curso de aprimoramento do PJe.
Quase 400 mil ações eletrônicas na 15ª
O TRT da 15ª Região concluiu a implantação do PJe-JT em todas as suas unidades judiciárias em 2 de julho do ano passado. Dos Tribunais Trabalhistas considerados de grande porte – 1ª (RJ), 2ª (SP), 3ª (MG) e 4ª (RS) Regiões, o TRT da 15ª foi o primeiro a ter a nova tecnologia implantada em toda a sua jurisdição. "O PJe é um sistema em constante evolução e o Tribunal tem o compromisso de investir em melhorias da ferramenta, buscando sempre dar maior efetividade à prestação jurisdicional", salienta o presidente do TRT, desembargador Lorival Ferreira dos Santos.
O PJe já dá sinais efetivos de consolidação, sobretudo nos últimos meses. Em 1º de novembro de 2014, as varas do trabalho e postos avançados contabilizavam 262.257 processos eletrônicos autuados desde a implantação da tecnologia. No dado mais recente, apurado no último dia 1º de março, o número saltou para 375.025, um aumento de 43% em cerca de apenas 120 dias. No 2º grau de jurisdição, o crescimento no mesmo período foi ainda maior, de 50,5%, passando de 13.793 ações ajuizadas no formato eletrônico para 20.755. No total, 395.780 feitos foram recebidos por intermédio do sistema na 15ª, até 1º de março.
- 10 visualizações