Coral de Língua Brasileira de Sinais se apresenta no Theatro Municipal de Paulínia, durante o Congresso do TRT
Por Camila Yano
No segundo e último dia do 15º Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho do TRT da 15ª Região, 12 de junho, o Coral de Libras (Língua Brasileira de Sinais) abriu os trabalhos com a interpretação de "Deus e Eu no Sertão", da dupla sertaneja Victor & Leo, sob a orientação e regência da assistente social Fábia Ramalho da Silva, tradutora e intérprete de Libras. A canção trata da relação do homem com Deus, tendo como cenário o dia a dia no campo.
O Coral de Libras é um projeto de inclusão social e acessibilidade para a comunidade surda, criado em 2003 no município de Paulínia. Atualmente, conta com a participação de 56 membros, todos voluntários, incluindo pessoas com deficiência auditiva ou surdas e também ouvintes, como familiares, pedagogos, psicólogos e guardas municipais, entre outros. Alguns servidores do TRT-15 também participam do grupo.
No Tribunal, o curso de Libras é oferecido desde 2011 pela Secretaria de Gestão de Pessoas, em cumprimento à Resolução Administrativa nº64/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que dispõe sobre a capacitação de servidores para atendimento de pessoas surdas no âmbito da Justiça do Trabalho. Os servidores que se apresentaram com o Coral iniciaram os estudos em Libras em 2014 e vão concluir, em 2015, o nível intermediário, com instrução do professor Maurício Gut, de Campinas.
- 16 visualizações