Corregedoria Regional lança o “Projeto Apoia 15”, para aperfeiçoar as atividades nas unidades de 1ª instância

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães

"Quero agradecer muito a presença de vocês aqui. É um sinal de atenção à instituição." Foi assim, sempre fiel ao seu estilo de falar, permeado por uma série de referências históricas, que o corregedor regional da 15ª, desembargador Gerson Lacerda Pistori, deu início na manhã desta sexta-feira, 11 de setembro, à primeira reunião do chamado "Projeto Apoia 15". Nessa edição inaugural, a iniciativa trouxe ao edifício-sede do TRT-15, no Centro de Campinas, 14 juízes titulares de vara do trabalho e os respectivos diretores de secretaria, para debater medidas como aperfeiçoamento de rotinas de trabalho e saneamento do banco de dados da unidade.

"Cada vara do trabalho é como uma orquestra em que o juiz é o maestro, e todo maestro precisa de um grande primeiro violino, que não pode desafinar", comparou o corregedor, relacionando o diretor de secretaria ao músico que é o responsável por afinar a orquestra, além de atuar na execução de solos e até como regente substituto, repassando aos outros músicos as determinações do maestro. "Estamos vivendo momentos difíceis, de transição do processo em papel para o Processo Judicial Eletrônico, mas ao mesmo tempo é um período instigante, uma oportunidade para exercitarmos o nosso espírito aventureiro", conclamou o desembargador.

Iniciativa estratégica

Participaram da abertura do evento os juízes auxiliares da Corregedoria, Maria da Graça Bonança Barbosa e Oséas Pereira Lopes Junior, o diretor-geral do TRT, Paulo Eduardo de Almeida, e o secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato.

Maria da Graça destacou a colaboração que o projeto tem recebido da Presidência do Tribunal, da Diretoria-Geral, das Secretarias da Administração e de Gestão de Pessoas, da Assessoria de Gestão Estratégica e da própria equipe da Corregedoria Regional. A magistrada esclareceu também que o "Apoia 15" faz parte do Plano Estratégico da Corregedoria, em que está traçada a "Visão de Futuro" do órgão da Direção do TRT: "Ser considerada, até 2016, uma fonte acessível e segura de referência procedimental no âmbito da 15ª Região". Especificamente no que diz respeito ao tópico "Efetividade", o Plano prevê a identificação das unidades de maior congestionamento, de forma que elas possam receber uma assistência ainda mais intensa. Nesse sentido, o "Apoia 15" tem por objetivo elaborar e implementar um plano de ação para cada unidade participante, com base na sua realidade e peculiaridades, lecionou a juíza. "Resumindo numa frase, o ‘Projeto Apoia 15' é a Corregedoria em cooperação com as varas, com as unidades de trabalho."

O evento seguiu até o final da tarde da sexta, e a programação incluiu, entre outras atividades, a participação da Equipe Psicossocial da Secretaria de Saúde do TRT, a prática no PJe e no Sistema de Acompanhamento Processual de 1º Grau (SAP1G) e o Mapeamento Global de Desempenho (MGD). Este último, "um leitor de cenários", como sintetiza a juíza Maria da Graça, compara unidades com idênticas funções e complexidade. "É ele que, no dia a dia, mostra onde estão os acertos e os problemas", sublinhou a magistrada.

Unidade Responsável:
Comunicação Social