Desembargadora Tereza Asta paraninfa as Turmas V e VI da Oficina de Formação dos Patrulheiros de Campinas

Conteúdo da Notícia

Convidada pelo presidente da instituição, professor doutor Lisandro Pavie Cardoso – condecorado em 2014 com a Medalha Ouro pelo TRT-15 –, a desembargadora Tereza Asta, da 1ª Câmara do Tribunal, atuou como paraninfa das Turmas V e VI de 2015, da Oficina de Formação dos Patrulheiros Campinas. Organização da sociedade civil que, "preparando jovens e transformando vidas", conforme diz seu lema, mantém um curso de aprendizagem voltado a adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem distinção de raça, sexo, visão política ou crença religiosa, a entidade é denominada oficialmente como Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (CAMPC) e oferece um programa socioeducativo em conformidade com a Lei 10.097/2000, que alterou dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) relativos ao trabalho do menor.

Fundado em 1966 pelo juiz Roland Peres e pela pedagoga Maria Angélica Barreto Pyles, o CAMPC recebe apoio dos associados do Rotary Clube de Campinas Sul, que compõem os órgãos administrativos e deliberativos da entidade.

A instituição desenvolve atividades voltadas para a formação e aprendizagem de jovens, tendo à frente o gerente pedagógico José Roberto Sundfeld, além de incluir o atendimento social às famílias, "visando estimular o exercício da cidadania e promovendo a inclusão social em prol de uma sociedade mais justa, solidária, consciente, participativa e responsável", como assinala a página da entidade na internet.

Em seu discurso de saudação aos formandos, a desembargadora Tereza Asta contou um pouco de sua vida e de sua carreira profissional. "Tive de lutar muito para me formar em Direito. Lutem vocês também pelos seus ideais, assumindo um compromisso com o aproveitamento de seus estudos, para ter uma vida melhor e mais gratificante", preconizou ela aos alunos.

A solenidade contou com a participação do desembargador aposentado do TRT-15 Luís Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, que presidiu a Corte no biênio 2008-2010.

Unidade Responsável:
Comunicação Social