Desembargadora Tereza Asta preside o evento do Memojutra no TRT do Piauí

Conteúdo da Notícia

A desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani presidiu o evento realizado pelo Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), realizado no Auditório da Escola Judicial do TRT do Piauí.

O evento contou com a presença de desembargadores, juízes e servidores, representantes de 22 Tribunais Regionais do Trabalho, que se reuniram para debater sobre as questões mais importantes acerca da gestão documental e preservação da memória da Justiça do Trabalho. Entre os presentes estava o ouvidor da 15ª Região e presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), desembargador José Otávio de Souza Ferreira.

Recebidos pela desembargadora Maria Enedina Gomes dos Santos, presidente do TRT 22, e pelo desembargador Manoel Edilson Cardoso, presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT do Piauí, na oportunidade os membros integrantes do Memojutra também participaram do Seminário "Política Nacional de Arquivos para a Justiça do Trabalho: do papel ao documento eletrônico", primorosamente organizado por aquele Regional, segundo a desembargadora Tereza.

O evento, que abordou questões técnicas e procedimentais referentes ao tema, contou a com a valiosa presença do dr. Bruno Ronchetti de Castro, juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do PRONAME, que proferiu a Conferência de Abertura. Também estiveram presentes  Gustavo Henrique Orair, membro da Equipe técnica de Integração dos Sistemas Pje e E-gestão do TST; Luiz Fernando Duarte de Almeida, que atua no TST como coordenador da CGEDM/TST e CGDOC/CSJT- secretário do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate de Memória da Justiça do Trabalho; desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo do TRT 6, que abordou de forma detalhada a "Experiência do CGMNac-JT"; desembargador Cássio Colombo do TRT 9, que discorreu sobre "Preservação e Acesso dos processos digitais arquivados"; prof. doutor Pedro Vilarinho (UFPI), que tratou da "História a serviço da preservação da Memória Trabalhista", e o prof. dr. Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves (UFPI), que discorreu sobre o tema " A sociologia a serviço da preservação da memória trabalhista".

O evento foi finalizado com a troca de experiências e boas práticas entre os representantes dos Tribunais Regionais, que tiveram a oportunidade de compartilhar uma extensa bagagem de informações, visando otimizar os procedimentos para uma gestão documental mais eficiente, notadamente ante os novos desafios apresentados pela necessária preservação dos documentos eletrônicos.

Unidade Responsável:
Comunicação Social