Desembargadora Tereza Asta toma posse na cadeira 33 da Academia Campinense de Letras

Conteúdo da Notícia

Por Isabela Rodrigues

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Tereza Aparecida Asta Gemignani tomou posse na cadeira 33 da Academia Campinense de Letras (ACL), nesta segunda-feira, 19/10. A cadeira teve como antecessora a escritora Maria José Morais Pupo Nogueira e como patrono o educador e escritor Sud Menucci. A sessão solene foi presida pelo acadêmico Agostinho Toffoli Tavolaro, presidente da ACL.

No início da cerimônia, o desembargador aposentado, ex-presidente do Tribunal e também membro da ACL, Luis Carlos Cândido Martins Sotero da Silva, foi o responsável pelas saudacões e boas-vindas à desembargadora. A nova acadêmica recebeu a medalha e o certificado de posse das mãos dos filhos Karina, Daniel e Tiago, e do marido Flávio Augusto Gemignani.

O evento contou ainda com a participação do vice-presidente administrativo do Tribunal, desembargador Henrique Damiano, representando o presidente do TRT, desembargador Lorival Ferreira dos Santos; dos desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper, ex-presidente da Corte; José Pitas e Ricardo Regis Laraia e do juiz auxiliar da Presidência, Jorge Luiz Costa. Também esteve presente o procurador  Alex Duboc Garbellini, do Ministério Publico do Trabalho em Campinas.

Na mesma noite, o professor da Unicamp Pedro Laudinor Goergen também foi recepcionado e tomou posse na cadeira 13 da Academia Campinense de Letras.

Natural de Campinas, a desembargadora Tereza Asta é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCAMP e especialista em Direito do Trabalho - pós graduação "lato sensu" pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de ser doutora em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP.

Ingressou na Magistratura do Trabalho em 1988, mediante aprovação no 1º Concurso Público realizado pelo TRT da 15ª Região, sendo promovida a desembargadora em 20/07/2006. É membro integrante do Corpo Docente da Escola Judicial do TRT15.

Presidente do Conselho Editorial da Revista do TRT da 15ª Região de 2005 a 2014, a magistrada foi eleita diretora regional do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Preservação da Memória da Justiça do Trabalho em outubro de 2009, entidade que atualmente preside. Ocupa a cadeira nº 70 da Academia Nacional de Direito do Trabalho, desde junho de 2010.

É membro ainda do Instituto Latinoamericano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social- ILTRAS e representante brasileira do International Labour and Employment Relations Association- ILERA e da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e da Seguridade Social – SIDTSS.

Unidade Responsável:
Comunicação Social