Encontro reúne diretores de secretaria de VT recentemente nomeados
Teve início na tarde desta segunda-feira, 9/3, a reunião de trabalho coordenada pela Corregedoria Regional do TRT-15 com os novos gestores do Tribunal. Cerca de 35 diretores de varas do trabalho de todo o Regional, nomeados recentemente (desde junho de 2014), vão participar ao longo desta semana do encontro, realizado no auditório da Escola Judicial, para debaterem sobre os principais pontos de gestão de secretaria de VT.
O corregedor regional, desembargador Gerson Lacerda Pistori, abriu o evento ressaltando a importância do "momento histórico que estamos todos vivendo". O desembargador traçou uma evolução do pensamento humano, desde a fase de decoração (daí por que os textos antigos serem escritos originalmente em versos), passando pela fase da escrita, depois a datilografia e, recentemente, a "web". Da mesma forma, o magistrado lembrou que o processo também passou por uma evolução, desde seu início, quando ainda era oral, depois escrito à mão, e mais tarde impresso (com a invenção de Gutemberg). Essa mudança ocorrida no século XVI forçou, segundo o corregedor Pistori, uma mudança no raciocínio humano, dando base a uma estruturação lógico-formal do pensamento. Porém, nos tempos atuais, mais uma mudança se avizinha. A rapidez nas informações e "as inserções em forma de espelho", como chamou o magistrado, vão culminar na alteração do formato de pensar o direito.
A juíza auxiliar da Corregedoria, Maria da Graça Bonança Barbosa, também falou aos servidores sobre a importância do encontro, ressaltando que o moderno diretor de secretaria, ao contrário de antigamente, que era escolhido por "saber despachar bem", agora precisa ser de fato um gestor. Segundo a magistrada, o gestor é muito mais que um mero administrador, uma vez que "gerir é administrar com qualidade" mesmo em condições não favoráveis.
A juíza destacou os três pontos fundamentais da visão de futuro para os novos gestores. De acordo com a juíza Maria da Graça, o primeiro grande desafio é saber lidar com o tempo; o segundo é saber que o diretor é um elo entre o juiz e a comunidade; e o terceiro é ser o diretor um elo com o tribunal.
O secretário da Corregedoria, Vlademir Nei Suato, avisou de pronto aos servidores participantes que a reunião sobre "Gestão de processos de trabalho em Vara" não se trata de um curso de capacitação, mas sim uma "integração com órgãos estratégicos da Administração". Nesse sentido, o secretário lembrou que todo diretor faz parte da própria Administração do Tribunal, e daí sua importância no evento, que tem por objetivo a troca de ideias e a descoberta de caminhos.
Programa
Apesar de não ser um curso, o encontro organizado pela Corregedoria, com apoio da Escola Judicial do TRT-15, possui um programa que prevê contato dos gestores com os principais órgãos da Administração.
Ao longo da semana, os participantes vão poder conhecer mais de perto o funcionamento, por exemplo, da Assessoria de Gestão Estratégica, bem como a Secretaria da Administração, a própria Corregedoria, com seus novos procedimentos na fase executória, seus convênios, o e-gestão e o saneamento de dados no SAP1G, o mapeamento global de desempenho (MGD), entre outros. Vão conhecer também a Assessoria de Precatórios (especialmente o art. 100 da Constituição Federal e as alterações trazidas pela Emenda Constitucional 62/2009); a Escola Judicial, o processo judicial eletrônico (PJe), com a autuação das Procuradorias e a remessa de processos em grau de recurso, a Ouvidoria, a Secretaria Judiciária, a Secretaria de Saúde, a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa, a Assessoria de Segurança e a de Gestão de Pessoas.
Por Ademar Lopes Junior
- 8 visualizações