Escola Judicial conclui programa de formação continuada em PJe, com a capacitação de 180 magistrados e cerca de 2 mil servidores
Por Patrícia Campos de Sousa
Foi realizado nestas terça e quarta-feira (11 e 12/8), no auditório da Escola Judicial (Ejud) do TRT-15, em Campinas, o Encontro dos Formadores em Processo Judicial Eletrônico (PJe) de 1º Grau da 15ª Região. O evento, aberto pelo diretor da Ejud, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, foi a terceira e última etapa do 1º Programa de Formação Continuada em PJe da Escola, que capacitou 180 juízes e 1.985 servidores de 1ª instância.
O objetivo do encontro, que reuniu vinte servidores da sede da Corte e de varas do trabalho das oito circunscrições em que se divide o Regional, foi fazer uma avaliação dos resultados do programa, iniciado em abril, com a realização, na sede da Escola, de um curso de formação de formadores em Processo Judicial Eletrônico, que culminou com a elaboração de um projeto de capacitação em PJe para toda a 1ª instância da 15ª Região, coordenado pelos juízes Caio Rodrigues Martins Passos e Teresa Cristina Pedrasi. Após um treinamento-piloto no Fórum Trabalhista de Campinas, a equipe de "formadores" colocou em prática o projeto, com a visita, durante os meses de maio a julho, às 153 varas do trabalho e aos 10 postos avançados da 15ª, para difundir as normas de uso e de gestão do PJe. Nas visitas, além da uniformização dos procedimentos e do esclarecimento de dúvidas dos colegas, o grupo apresentou os mais recentes recursos do sistema processual eletrônico, que já está em funcionamento em todas as unidades do Judiciário Trabalhista da 15ª Região. Por determinação da Corregedoria, durante os treinamentos – que duraram 8 ou 16 horas, dependendo do grau de dificuldade das unidades no emprego da tecnologia – as atividades nas VTs foram suspensas, para que os servidores e juízes pudessem se dedicar exclusivamente à capacitação.
Além de avaliar o trabalho realizado, o encontro desta semana discutiu propostas de melhoria na estrutura do sistema e na metodologia de capacitação de seus usuários. As avaliações e sugestões dos "formadores" foram reunidas em um relatório, que será encaminhado à Presidência da Corte e à Corregedoria Regional. Foi identificada também a necessidade de realização de um novo ciclo de formação continuada, para dar prosseguimento ao programa.
- 4 visualizações