Escola Judicial dá início a cursos de elaboração de ementas
Por Camila Yano
Na manhã desta terça-feira (27/10), cerca de 50 servidores de gabinetes do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participaram do curso Técnicas de Elaboração de Ementas Jurisprudenciais, no Auditório do 1º andar do edifício-sede do TRT-15.
O curso, organizado pela Escola Judicial da 15ª, foi aberto pelo desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, diretor da Ejud, e ministrado pelo professor e autor Hildebrando Campestrini.
"Ementa não é um bicho de sete cabeças", afirmou Campestrini ao abordar a busca e elaboração de ementas. O autor também falou da diferença entre interpretação gramatical e entendimento da mensagem, afirmando que quem redige a ementa deve sempre "fazer o melhor possível para não levar dúvida e nem enganar o consulente". No curso, Hildebrando citou o próprio livro "Como Redigir Ementas" (Ed. Saraiva, 1994), uma das referências bibliográficas do desembargador Giordani, como afirmou o magistrado na abertura do evento.
Autor de livros nas áreas de didática, linguagem jurídica, história e literatura, Campestrini é servidor aposentado do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e ex-coordenador-geral da Escola da Magistratura do MS, além de ser professor titular de Linguagem Jurídica na Escola Superior de Magistratura de Mato Grosso do Sul desde 1986, entre outros itens de seu vasto currículo. Hildebrando já ministrou o mesmo curso em cerca de 20 Tribunais no Brasil.
Na quarta-feira (28), o professor abordará o mesmo assunto, desta vez para magistrados da 15ª Região.
- 15 visualizações