Estudantes de Direito de Atibaia e Jaguariúna visitam a sede do TRT da 15ª

Conteúdo da Notícia

Por Paula Carriel

Aproximadamente 70 alunos dos cursos de direito da Faculdade de Atibaia (FAAT) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, na tarde desta quarta-feira (14/10). Os alunos de Atibaia estavam acompanhados do professor e juiz titular da Vara do Trabalho de Bragança Paulista, Wilson Pocidonio da Silva. Os estudantes da FAJ vieram com a professora e advogada Thais Proença Cremasco. As atividades foram coordenadas pela Escola Judicial do TRT. A visita teve o intuito de apresentar aos futuros bacharéis a estrutura e o funcionamento da 2ª instância da Justiça do Trabalho.

Após posarem para a foto oficial, em frente ao edifício-sede da Corte, os estudantes seguiram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar. No local, receberam material informativo e foram recebidos pelo vice-diretor da Ejud, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho.

Em seguida, o gestor regional da 15ª, no 2º grau de jurisdição, do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes, conversou com os estudantes sobre o programa, que é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Logo depois, o grupo assistiu ao vídeo institucional da 15ª e, na sequência, acompanhou uma sessão de julgamentos da Seção de Dissídios Coletivos (SDC), presidida pelo desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente do Tribunal e da SDC, que deu as boas-vindas aos visitantes.

O juiz Wilson Pocidonio destacou que é fundamental para o estudante de direito ver como funciona uma instância revisora como o Tribunal. "Especialmente hoje, nas ações de dissídios coletivos, para entender como é a formação do direito coletivo do trabalho. A felicidade deles foi muito grande porque é a primeira vez que eu consegui trazê-los para assistir a uma sessão de julgamentos da SDC".

Para a aluna Cristian Kelly de Oliveira, da FAJ, a visita ao Tribunal é um momento de aprendizagem. "Acredito que esse tipo de visita, não só na área da Justiça do Trabalho, mas também em outras áreas, aproxima bastante o estudante da realidade. Acho que isso contribui bastante para o crescimento, tanto como aluno e depois, futuramente, como profissional", afirmou.

Ao término dos julgamentos, os alunos tiveram um intervalo para o café, oferecido pela Escola Judicial. Encerrando a visita, o grupo foi ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac) do TRT, na Sede Administrativa da Corte, onde foram recebidos pela secretária judiciária, Regina Célia Ramires Chiminazzo, e pelos servidores Marcos de Almeida Pierossi, Sandra Amador Costa Souza e Cristina Paula Pera, que explicaram a importância de preservar arquivos que revelam o passado do Regional.

Clique aqui para ver mais fotos

Unidade Responsável:
Comunicação Social