Estudantes de Direito de Campinas e Ribeirão Preto visitam a sede da 15ª
Por Bruno Alves
Aproximadamente 80 alunos de Direito da Universidade São Francisco (USF), de Campinas, e Faculdade Estácio de Sá, de Ribeirão Preto, visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, na tarde desta quarta-feira (29/4), em Campinas. Os alunos da USF vieram com as professoras Adelaide Albergaria Pereira Gomes e Sabrina Moschini; os da Estácio de Sá estavam acompanhados pela juíza e professora Márcia Cristina Sampaio Mendes e pelo professor Cesar Augusto Ribeiro Nunes. O evento foi coordenado pela Escola Judicial.
"É a oportunidade para os alunos conhecerem como funciona um julgamento de segunda estância e proporciona um contato direto com a Justiça do Trabalho" diz a juíza Márcia. Para a Aluna Mariana Juns de Andrade, de Ribeirão Preto, tudo é muito novo, pois esta é a primeira vez que ela visita um tribunal.
Após posarem para a foto oficial em frente ao edifício-sede da Corte, os estudantes seguiram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar. No local, receberam material informativo e foram recepcionados pelo diretor da escola Judicial, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que demonstrou grande satisfação em receber os alunos e falou da atuação da Justiça do Trabalho.
Em seguida o gestor regional em 2º grau na 15ª Região do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes, esteve com os alunos falando sobre o programa e a Semana em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais. Logo depois, os alunos das duas faculdades assistiram ao vídeo institucional da 15ª. Na sequência, acompanharam a sessão de julgamentos da 3ª Seção de Dissídios Individuais, presidida pelo desembargador Henrique Damiano, vice-presidente administrativo do TRT-15.
Assim que terminou a sessão, os alunos tiveram um intervalo para o café, oferecido pela Escola Judicial. Encerrando a visita, os estudantes estiveram no Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac), na Sede Administrativa, onde foram recebidos pela secretária Judiciária, Regina Celia Ramires Chiminazzo, e pelos servidores Marcos de Almeida Pierossi, Sandra Amador Costa Souza e Cristina Paula Pera, que explicaram a importância de preservar arquivos que revelam o passado jurídico do regional.
Veja mais fotos aqui
- 8 visualizações