Homenagens marcam cerimônia de reinauguração do Fórum Trabalhista de Bauru
Por Ana Claudia de Siqueira
"Uma importante obra que não teria sido possível sem a união de pessoas sonhadoras, entusiasmadas e apaixonadas pelo que fazem". Ao dar boas-vindas às mais de 120 pessoas que prestigiaram a solenidade de reinauguração do Fórum Trabalhista de Bauru, nesta segunda-feira, dia 26/10, a anfitriã Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, diretora do FT e juíza titular da 1ª Vara do Trabalho, sintetizou a essência do encontro, no qual o conceito de obra se tornou mais abrangente do que o simples ato de construção de um espaço físico, representando também a conjugação de esforços para assegurar a dignidade dos trabalhadores e bem servir à população, em muitos anos de atuação da Justiça do Trabalho na região.
A cerimônia de reinauguração foi marcada por uma série de homenagens a personalidades que ajudaram a construir a Justiça do Trabalho no município. Instalada em 20 de outubro de 1962, com a inauguração da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ), a Justiça do Trabalho de Bauru se expandiu em 3 de fevereiro de 1993, quando três novas unidades entraram em operação. Um convênio com o Banco do Brasil firmado em 1999, permitiu a transferência, em 2003, para a nova sede, localizada na Rua Antônio Cintra Júnior, 3-11. A Justiça do Trabalho ocupou parte do prédio, dividindo-o posteriormente com os Correios. Em 2012, sob gestão do desembargador Renato Buratto, o TRT conseguiu a cessão integral do prédio pelo banco, resultando no projeto de reforma e ampliação das dependências do Fórum Trabalhista. Impossibilitado de comparecer a cerimônia para receber a homenagem, o desembargador Buratto, que se aposentou este ano, foi representado pelo desembargador Samuel Hugo Lima.
Um dos homenageados do dia, o desembargador Edmundo Fraga Lopes, então estudante de Direito na década de 1980, trabalhava no setor administrativo do Departamento de Engenharia do Banco do Brasil, que foi o responsável pela construção do prédio naquela época. Com o engenheiro Antonio Carlos Ciomini, o gerente Jânio Carlos Endo Macedo, o então assessor do BB, o bauruense Paulo Roberto Lopes Ricci, e o superintendente Paulo Euclides Bonzanini, Edmundo participou ativamente para a cessão do imóvel à Justiça do Trabalho, tanto em 1999 quanto em 2012, e mais recentemente, acompanhou de perto todas as fases da reforma. "Tenho um carinho muito especial pelo prédio do Fórum Trabalhista de Bauru", ressaltou Edmundo.
Em seu discurso, o presidente do TRT, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, exaltou a parceria com o Banco do Brasil, agradecendo a dedicação de Edmundo, cujo relacionamento com a instituição ajudou no processo de cessão do espaço ao Tribunal. Lorival destacou ainda que o TRT estabeleceu uma política de continuidade nas últimas gestões, principalmente para o primeiro grau de jurisdição, buscando a melhoria constante. Com o espaço físico mais adequado, de 3.864,51 metros quadrados, cada uma das quatro varas do trabalho passou a ter mais uma sala de audiência. De acordo com Lorival, a expectativa, com a já existente fixação de juízes, é de ampliar a pauta diária, fomentando também a prática da conciliação.
O presidente Lorival, que determinou a ampliação e conclusão da obra para este ano, já prevendo a instalação da Central de Mandados, Núcleo de Pesquisa Patrimonial e a criação do Centro Integrado de Conciliação, também foi homenageado bem como o desembargador Flavio Allegretti de Campos Cooper, que exerceu a Presidência do Regional no biênio 2012-2014, e não mediu esforços para atender às demandas da Justiça do Trabalho de Bauru, prosseguindo com o projeto de reforma do prédio.
O diretor da Diretoria de Distribuição de São Paulo do Banco do Brasil, Tarcisio Hubiner, representou Paulo Ricci, agora vice-presidente da instituição, que devido a compromissos de trabalho, não pôde comparecer a solenidade. Abrindo a série de discursos, Hubiner destacou a missão pública do BB, que se concretiza na parceria com o Tribunal. "Tentamos trazer resultados positivos para a sociedade. Um deles e que nos orgulha muito envolve esta parceria histórica com o TRT e esta casa", evidenciou. Hubiner recebeu das mãos do juiz José Augusto de Almeida Prado Ferreira de Castilho, uma placa em homenagem a Ricci.
Foram homenageados ainda vários magistrados que atuaram na Justiça do Trabalho do município e atualmente abrilhantam o Tribunal como desembargadores. "Bauru sempre teve a honra de contar com juízes do Trabalho muito comprometidos com a elevada missão de fazer Justiça", assinalou a juíza Ana Claudia, referindo-se a Maria Madalena de Oliveira (titular da 3ª VT de Bauru por 16 anos), Edson dos Santos Pelegrini (titular da 1ª VT local por 12 anos), Fábio Grasselli (titular da 2ª VT em 1994) e José Carlos Ábile (titular da 2ª VT por 11 anos). Todos receberam placas alusivas, assim como o desembargador Carlos Alberto Bosco, que atuou como advogado na região e passou a integrar o Tribunal pelo Quinto Constitucional, trilhando o mesmo caminho de Edmundo Lopes.
No rol dos homenageados, a coordenadora do Serviço de Gestão Compartilhada de Processos Judiciais e Administração Interna do Fórum Trabalhista de Bauru, Terezinha Aparecida Camargo de Freitas, recebeu a placa alusiva da juíza titular da 2ª Vara do Trabalho, Gisele Pasotti Fernandes Flora Pinto, por relevantes serviços prestados, principalmente na fase de ampliação do prédio.
Presente à solenidade, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Bauru, Alessandro Biem Cunha Carvalho, fez agradecimentos especiais à desembargadora Maria Madalena e à juíza Ana Claudia pela atuação na Justiça do Trabalho no município e externou grande satisfação com a revitalização do prédio, que considerava necessária. O prefeito de Bauru, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, também demonstrou grande contentamento com a inauguração das novas instalações e parabenizou o Tribunal. "A Justiça Brasileira sempre foi o patinho feio na estrutura dos Poderes, com número gigante de processos e espaço físico acanhado. É uma satisfação concretizar um sonho e ver que uma parte da Justiça de Bauru está usufruindo de melhores instalações".
A solenidade, que foi iniciada com um ato ecumênico e bênçãos do padre Luiz Antônio Lopes Ricci, contou com a presença do desembargador do TRT-15, Helcio Dantas Lobo Junior; do presidente da Câmara Municipal de Bauru, Antônio Faria Neto; dos vereadores Fernando Francelosi Mantovani e Arildo de Lima Júnior; da procuradora do Estado, Chefe da Procuradoria Regional de Bauru, Marta Adriana Gonçalves Silva Buchignani; do procurador da República em Bauru, André Libonati; do procurador do Estado no município, Vanderlei Ferreira de Lima; do advogado da Procuradoria-Seccional da União em Bauru, Guilherme Carloni Salzedas; do delegado de Polícia Federal em Bauru, Amaro Vieira Ferreira; do gerente regional do Trabalho e Emprego de Bauru, José Eduardo Rubo; do diretor-geral da 15ª, Paulo Eduardo de Almeida; do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Geraldo Luiz Machado de Oliveira; e do diretor adjunto dos Correios - São Paulo Interior, Joseph Faro Valença, dentre outras personalidades.
Clique aqui para ver mais fotos da inauguração.
- 25 visualizações