Magistradas representam o TRT na inauguração de fábrica da Unilever, primeira empresa a se engajar no projeto de conciliação da Vice-Presidência Judicial da Corte

Conteúdo da Notícia

Por Luiz Manoel Guimarães
Com informações de Isa Miamoto, Beatriz Corregiari e Carolina Campos

Com a presença do governador Geraldo Alckmin e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, entre outras personalidades, foi inaugurada nesta quarta-feira, 19 de agosto, a nova fábrica da Unilever, em Aguaí (SP). A vice-presidente judicial do TRT-15, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araujo e Moraes, representou o Tribunal na solenidade, juntamente com a coordenadora do Centro Integrado de Conciliação (CIC) de 2º Grau, desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, e a juíza auxiliar da Vice-Presidência Judicial (VPJ), Andrea Guelfi Cunha. "É uma grande conquista para Aguaí, que mostra confiança em um momento em que o Brasil está precisando de boas notícias, de investimento, de desenvolvimento e de emprego," afirmou Alckmin na ocasião.

A empresa investiu cerca de R$ 500 milhões na implantação da unidade, que vai produzir artigos de cuidados pessoais e com a casa, gerando 250 empregos diretos e indiretos só na primeira fase de funcionamento. Com recursos de sustentabilidade focados em eficiência energética, uso racional da água e gestão responsável de resíduos, a fábrica começa a operar com área construída de 25 mil metros quadrados e terá, até 2016, três linhas de produção de desodorantes aerossóis – o Brasil é o segundo maior mercado de desodorantes no mundo. "A planta de Aguaí é uma das mais sustentáveis da Unilever no mundo. É um grande exemplo de que é possível crescer e, ao mesmo tempo, reduzir impactos ambientais. Queremos mostrar que a sustentabilidade conduz o crescimento dos nossos negócios. Acreditamos que a sustentabilidade precisa, cada vez mais, fazer parte do dia a dia das empresas e dos consumidores", afirmou na solenidade o CEO global da companhia, Paul Polman.

Pioneira

De origem anglo-holandesa, a Unilever está presente no Brasil há 86 anos e mantém operações em 190 países. A companhia foi a primeira a aderir, numa reunião em 25 de fevereiro deste ano, ao projeto por meio do qual a VPJ do TRT-15 pretende solucionar por acordo processos em que são parte grandes grupos empresariais com unidades instaladas na 15ª. Desde então, a VPJ já se reuniu com vários outros gigantes, como JBS, Bosch, Pirelli, CPFL, Casas Bahia, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal. "Junto com o departamento jurídico de cada uma dessas companhias, estamos montando uma estratégia que possibilite, por meio da conciliação, a redução do passivo trabalhista nos três graus de jurisdição", esclarece a desembargadora Gisela.

A iniciativa está inserida nas atividades do CIC de 2º Grau, inaugurado pelo TRT em 9 de fevereiro. As empresas vem apresentando listas de processos passíveis de conciliação, para inclusão nas pautas de audiências do CIC. As ações já apresentadas pela Unilever, por exemplo, fizeram parte de cinco pautas até o momento.

Unidade Responsável:
Comunicação Social