Mais uma turma participa do curso "A Gestão da Vara no PJe"

Conteúdo da Notícia

Por Ademar Lopes Junior

Teve início nesta quarta-feira, 2/12, o curso "A Gestão da Vara no PJe", coordenado pela Escola Judicial do TRT-15, e que se estende até sexta-feira, 4/12. Nesta semana o curso é voltado para a segunda turma, formada por 85 diretores de secretaria das oito Circunscrições da 15ª.

Entre os docentes do curso está a professora Acacia Zeneida Kuenzer, doutora em Educação, pesquisadora da área Trabalho e Educação e consultora pedagógica contratada da Escola Judicial do TRT-15. No primeiro dia, Acacia ministrou a palestra "O gestor educador", que se desdobrou ainda em uma oficina. Ao final do mesmo dia, a diretora da Vara do Trabalho de Piedade, Renata Monteiro Gomes de Oliveira, falou sobre o gerenciamento, informação de gabinetes e secretarias (Gigs), sistema que gerencia o processo judicial eletrônico (PJe).

Na quinta-feira, os diretores de VTs vão participar de uma atividade pedagógica, a cargo da própria Escola Judicial, e de uma mesa redonda, coordenada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Núcleo do PJe).

O curso conta ainda com a participação da servidora do TRT-2 (SP), Adriana Karina Gusmão Mendes de Andrade, que deverá ministrar, na sexta-feira, a palestra "Desenvolvendo um trabalho realizador". Os trabalhos serão encerrados com a palestra "Processo Judicial Eletrônico – presente e futuro da Justiça do Trabalho", a ser ministrada pela desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, coordenadora nacional do PJe-JT.

A assessora da Escola Judicial, Lara de Paula Jorge, abriu o evento, recepcionando os colegas servidores, a quem chamou de "parceiros". A assessora da Ejud afirmou que, com a nova atribuição de desenvolver atividades formais para a capacitação de todos os servidores da atividade-fim do Regional, a Escola está aberta para a participação dos servidores, particularmente a suas sugestões, solicitações e demandas. Segundo Lara, "é com essa ‘conversa' que a Escola terá respaldo para atender às necessidades dos servidores da atividade-fim".

A assessora comentou ainda sobre o "itinerário formativo", que é um conjunto de módulos para desenvolvimento de determinados requisitos da função a ser exercida pelo servidor. O itinerário define os conhecimentos básicos para o desempenho de cada função. Segundo a assessora, a Escola já "desenhou módulos para todas as funções da atividade-fim".

Unidade Responsável:
Comunicação Social