Nova sede de Fórum Trabalhista será inaugurada em Paulínia
Por Laiz Marques
Nesta terça-feira, 2/6, às 11 horas, será inaugurada a nova sede do Fórum Trabalhista (FT) de Paulínia, que fica na rua Manoel de Souza Filho nº171, a uma quadra do atual FT. O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos comanda a solenidade, que deverá ser prestigiada pelo prefeito do município, José Pavan Júnior; pela juíza diretora do Fórum Trabalhista de Paulínia, Cláudia Cunha Marchetti; e pelos presidentes Sandro Caprino e Dauro de Oliveira Machado, da Câmara Municipal e da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paulínia, respectivamente.
O novo prédio comercial alugado pelo TRT para sediar o Fórum Trabalhista corresponde a uma área de 1.695 metros quadrados do qual serão utilizados dois pavimentos, o térreo e o mezanino, interligados por elevador para facilitar o deslocamento e a acessibilidade às pessoas com deficiência, que também contarão com sanitários adaptados.
Dentre as prioridades definidas pela atual gestão do TRT, há o objetivo de implementação de melhores condições das unidades de 1º grau, com a finalidade de propiciar um ambiente mais digno e adequado de trabalho a magistrados, advogados, servidores e partes. "Necessário destacar que o Tribunal vem ao longo dos anos priorizando o atendimento ao cidadão, norteado por princípios gerenciais da moderna administração pública, a fim de que se permita a prestação do melhor serviço público possível, em patamares de excelência há muito reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho", salienta o presidente do TRT, desembargador Lorival.
A Justiça de Trabalho no município foi instalada em 30 de agosto de 1993, com a inauguração da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ). A segunda unidade entrou em operação em 6 de agosto de 1999. Além de Paulínia, o Fórum Trabalhista atende também a população do município de Cosmópolis que juntos totalizam quase 161 mil habitantes, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014. Dados da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT informam que as duas Varas do Trabalho de Paulínia receberam um total de 3.241 novos processos em 2014 e solucionaram neste mesmo ano 3.161, com um saldo de 2.159 ações pendentes de solução em 31 de dezembro, na fase de conhecimento.
Sobre Paulínia
A cidade de Paulínia era inicialmente habitada por índios nômades e permaneceu intocada até a década de 1780, quando o governo português doou duas grandes sesmarias na região entre os rios Atibaia e Jaguari. Da sesmaria Morro Azul se originou a fazenda do Funil, que também abrangia terras da atual cidade de Cosmópolis.
Com a instalação da empresa química Rhodia em 1942, Paulínia aumentou a arrecadação para Campinas, o que aumentou o movimento emancipatório. Em 1944, através do Decreto-lei 14334, a vila de "José Paulino" foi elevada à condição de Distrito, com o nome de Paulínia. "Cosmópolis", no mesmo ato, foi elevado à condição de município. E no ano de 1964 o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a Lei nº 8.092, criando o município de Paulínia.
- 36 visualizações