Presidente do TRT e diretor da Escola Judicial visitam Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo

Conteúdo da Notícia

Por Camila Yano

O presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, o diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e o assessor de segurança e transporte do TRT, coronel Carlos Carvalho Junior, participaram de uma visita institucional nesta segunda-feira, 6/4, no Centro Experimental Aramar (CEA), localizado no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), no município de Iperó, na região de Sorocaba.

Acompanhados do diretor do CTMSP, contra-almirante André Luis Ferreira Marques, a comitiva da 15ª visitou a Unidade de Produção Hexafluoreto de Urânio (USEXA), as obras do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), além dos laboratórios Radioecológico (LARE) e de testes de equipamentos de propulsão (LATEP). O CEA pertence ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, responsável pelo Programa Nuclear da Marinha do Brasil, que visa à capacitação no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval.

No Centro Experimental de Aramar (CEA) estão implantadas usinas de demonstração industrial de processos, fábricas, bancadas de teste e o protótipo de instalação nuclear de água pressurizada.

As principais atividades do CTMSP são organizadas em dois programas: combustível nuclear e propulsão nuclear. O programa do combustível nuclear tem por objetivo a obtenção de capacitação tecnológica nas seguintes etapas do ciclo do combustível nuclear: conversão, enriquecimento e fabricação de combustível cerâmico, demonstrada por usinas-piloto.

O programa de propulsão nuclear tem por objetivo a obtenção de capacitação tecnológica no projeto, fabricação de componentes, construção e operação de instalações de geração elétrica adaptáveis e propulsão naval, demonstrada por um protótipo que funcionará como laboratório de geração eletronuclear. Esses programas produzem fortes efeitos de arraste tecnológico, capacitando o CTMSP a oferecer diversos produtos e serviços para clientes não militares.

Unidade Responsável:
Comunicação Social